Anitta: Spotify pode analisar se recorde global foi manipulado por fãs da cantora

#notícias 

No dia 25 de março, a cantora Anitta chegou ao primeiro lugar do ranking de global no Spotify, mas especialistas em análise de dados desconfiam da manipulação por parte dos fãs para impulsionarem a canção “Envolver”.

Nesta quarta-feira (13/04), até o momento desta publicação, a canção possui 145 milhões de reproduções.

Embora, no final do mês passado, Anitta tenha se tornado a primeira artista brasileira a alcançar a primeira posição no ranking global do Spotify com a canção “Envolver”, a maioria dos streamings vieram do Brasil.

Das 6,4 milhões de vezes em que a música foi reproduzida até alcançar a primeira posição, 4,1 milhões de plays vieram do Brasil.

E recentemente começaram a surgir matérias na imprensa nacional, após um artigo de um site americano, sobre a manipulação nos streams da cantora.

A plataforma alegou ter ferramentas para determinar se houve fraude ou uso de bots por parte dos fãs da cantora.

De acordo com a coluna de Ricardo Feltrin no UOL, o Spotify irá analisar se o recorde de Anitta foi, de fato, manipulado por fãs.

Vale ressaltar que a manipulação dos algoritmos da plataforma são possivelmente uma violação dos termos e condições do serviço.

Além disso, segundo a matéria do site americano, a manipulação dos fãs no algoritmo do Spotify foi encorajado pela própria equipe de produção da Anitta.

No dia 14 de março, o perfil do fã clube oficial da Anitta no Twitter, QG da Anitta, retuitou uma publicação sorteava assinaturas premium do Spotify aos fãs que mandassem prints reproduzindo a canção.

Um fã de Anitta entrevistado pelo Rest of World afirmou ter criado várias playlists no Spotify para reproduzir a canção mais de duas mil vezes por dia utilizando um notebook e dois celulares, executando “Envolver” através de contas diferentes simultaneamente.

De acordo com a matéria do site, o fã afirmou que sua vontade era impulsionar a popularidade da canção de Anitta no Spotify como forma de retribuir uma artista que teve uma influência tão importante em sua vida.

Paulo Pimenta, o empresário de Anitta, publicou uma carta aberta no Instagram abordando o tema de manipulação da música da cantora no Spotify.

"O Brasil é o segundo mercado consumidor de música do mundo em número de ouvintes digitais e sua população e território são continentais. Logo, existe uma lei de proporcionalidade. Seria óbvio que uma cantora tivesse tal resultado em seu próprio país? Não necessariamente. Mas, se tratando da Anitta, tudo muda de figura..."  - Paulo Pimenta

Curtiu? Compartilhe com seus amigos :)