Tutorial – Como fazer videochamada em grupo no Instagram

Tutorial – Como fazer videochamada em grupo no Instagram

Com o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, aplicativos e serviços que permitem chamadas de vídeo se popularizaram bastante. Os mais comuns são o já consagrado Zoom, Skype e até mesmo o WhatsApp. Mas também dá para fazer videochamadas em grupo pelo Instagram, que é uma das redes sociais mais populares do momento.

A opção de chamadas de vídeo pode ser encontrada no Instagram Direct, que é um recurso que foi originalmente desenvolvido para troca de mensagens de texto. Mas já há algum tempo que você pode fazer chamadas de vídeo com, no máximo, 6 pessoas ao mesmo tempo. O legal também é que dá para usar diversos filtros engraçados, o que deixa a conversa ainda mais divertida e descontraída com seus amigos.

Diferentemente de outras ferramentas, como a já mencionada Zoom, o Instagram é mais descontraído e mais apropriado para chamadas não-profissionais, ou seja, jogar conversa fora com os amigos, falar com parentes distantes ou mesmo com o mozão que você não vê com tanta frequência por causa da pandemia.

Confira abaixo um tutorial que mostra o passo a passo para realizar uma chamada de vídeo em grupo pelo Instagram. É uma coisa bem simples e qualquer pessoa pode fazer. E o melhor é que os passos são basicamente os mesmos no Android e iOS.

Passo 1

O primeiro passo, obviamente, é abrir o seu aplicativo do Instagram. Note que no canto superior direito há o ícone do Instagram Direct, representado por um aviãozinho de papel. Toque nele.

Na próxima tela você verá as conversas que você teve anteriormente. Mas note que no canto superior direito há o ícone de uma câmera. É por lá que você pode fazer as chamadas de vídeo. Toque nela, conforme mostra a imagem abaixo.

Passo 2

Agora você deve escolher quem você quer incluir na chamada de vídeo em grupo. Lembre-se, é possível colocar no máximo 6 pessoas simultâneamente, contando com você. Você pode rolar a tela para baixo ou simplesmente digitar o nome da pessoa na barra de pesquisa.

Passo 3

Depois que selecionar todo mundo toque em “Iniciar”, no canto superior direito. Aí é só aproveitar a chamada para conversar com seus amigos. Note que na parte superior da tela há alguns comandos que podem ser muito úteis. Vamos falar o que cada um deles faz da esquerda para a direita:

1 – Minimiza a chamada de vídeo para que você continue usando o Instagram;
2 – Liga e desliga a câmera;
3 – Liga e desliga o microfone;
4 – Permite alternar entre câmera frontal e traseira;
5 – Encerra a chamada de vídeo em grupo.

E, caso você prefira, no canto inferior direito ainda tem o botão de “Efeitos”. Lá você pode colocar diversos efeitos no rosto super engraçados.

Conclusão

Então é isso! Não existe nenhum segredo ou dificuldade para se fazer uma videochamada em grupo no Instagram. E, falando por experiência própria é até bem divertido, ainda mais quando você fala com amigos que faz tempo que não vê.

O Zoom, Skype e outras alternativas, apesar de muito boas, são mais formais e adequadas para estudos ou negócios. O Instagram já é mais para diversão.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X