Parte 3: Importando no Blender

Antes de tudo é importante dizer que esse tutorial não cobrirá o funcionamento básico do Blender. Isso por que já escrevi um sobre isso e você pode encontrá-lo aqui:

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/blender/

Para quem já tem alguma noção desse programa, segue o nosso tutorial.

File001I

Ao abrir o Blender é comum ele vir com um Cube, uma Lamp e uma Cam.

File001J

Para facilitar a vida eu costumo apagar o Cube, assim ele não atrapalhará quando eu importar o osso.

File001K

Para importar o arquivo vá em File -> Import -> STL.

File001L

Procure a pasta onde foi salvo o arquivo.

1) Clique sobre o arquivo, nesse caso ProMED CT 0051.slt

2) Clique em Import STL.

File001M

Uia! Cadê o modelo?

Parece que não importou nada, não é verdade? Mas não é bem assim. Existem indícios que provam o contrário.

File001N

1) Na parte esquerda inferior aparece o nome (1) Mesh, significa que um Object chamado Mesh está selecionado.

2) O círculo alaranjado com as setas de movimento confirmam que algo está selecionado.

File001O

Basta apertar a tecla Home, que o Blender centraliza a cena levando em consideração todos os objetos.

File001P

Aí está o osso, mas o seu aspecto não está dos melhores. Ele ficaria mais agradável se pudéssemos:

1) Deixar ele mais leve para a manipulação na cena

2) Descemos uma aparência mais polida ao osso, pôs ele está um tanto serrilhado.

File001Q

Uma vez que o osso está selecionado precisamos

1) Entrar em modo de edição, pressionando a tecla TAB

2) Selecionar todos os vértices, pressionando a tecla A.

File001R

Em seguida, com a seta do mouse ainda na área 3D.

1) Pressionar a tecla W.

2) Selecionar a opção Remove Doubles.

File001S

Aparecerá uma mensagem informando o número de vértices duplicados que serão apagados.

Nesse caso 855.532!!!

File001T

Depois dessa operação, dá para perceber que a malha do osso está menos densa. Isso economizará o processamento da placa de vídeo, fazendo que ela não sofra tanto para processar a manipulação da malha.

E não apenas isso, poderemos agora usar o Set Smooth para ar um aspecto polido ao osso.

File001U

Com a seta do mouse ainda na janela 3D:

1) Pressione a tecla W

2) Selecione Set Smooth.

File001V

Prontinho.

File001W

Ao compararmos os dois modelos, vemos a diferença substancial que o Set Smooth dá na aparência do osso.

É isso aí, a brincadeira acaba por aqui. Logo abaixo você encontrará links que o(a) ajudará a se aprofundar no assunto.

Espero que o tutorial lhe seja útil.

Um grande abraço e até o próximo!

Links úteis em português:

Sobre Tomografia computadorizada:

http://saude.hsw.uol.com.br/tomografia-computadorizada.htm

http://www.siemens.com.br/templates/coluna1.aspx?channel=2128

Sobre o formato DICOM:

http://www.imagesurvey.com.br/2008/11/formato-de-arquivos-dicom/

Arquivos DICOM para baixar:

http://pubimage.hcuge.ch:8080/

Sobre Andreas Vesalius:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Andreas_Vesalius

http://pt.wikipedia.org/wiki/De_Humani_Corporis_Fabrica

Livro De Humani Corporis Fabrica original escaneado (92 MB):

http://rapidshare.com/files/261998998/Vesalius.__De_Humani_Corporis_Fabrica__1543_.PDF.html

Sobre o programa Invesalius:

http://pt.wikipedia.org/wiki/InVesalius

Sobre STL e prototipagem rápida:

http://www.numa.org.br/conhecimentos/conhecimentos_port/pag_conhec/prototipagem.html

http://informatica.hsw.uol.com.br/estereolitografia.htm

Veja também:

Guia da computação gráfica com software livre

Cícero Moraes (cogitas3d) é digital designer, eventual palestrante e instrutor de cursos técnicos de informática. Autoditada, aprendeu a sua profissão na internet, lendo diversos tutoriais e artigos sobre computação gráfica. Hoje retribui essa informação escrevendo seus próprios documentos, onde compartilha o que aprendeu. Colaborou com diversas publicações online e impressas lidas em todo o Brasil e outros países. Participa de vários projetos voltados para instituições de ensino superior e prefeituras, cujo principal objetivo é levar ao dia-a-dia das pessoas não apenas o software livre, mas todo o conhecimento que ele oferece através de oficinas, cursos e eventos. Mais informações e contato pelo site pessoal: http://www.ciceromoraes.com.br

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