Em seguida temos a aba “Sistema”, que permite gerenciar os usuários, editar os aplicativos do menu, acertar a hora, entre outras personalizações. Ela inclui também opções para importar documentos e configurações do Windows (caso ele esteja instalado em dual-boot), importar fontes e agendar backups:
O “Gerenciar usuários do sistema” abre o UserDrake, um gerenciador gráfico de usuários e grupos, baseado no system-config-users do Fedora. Ele oferece uma interface bastante prática para cadastrar novos usuários e grupos e gerenciar quais usuários fazem parte de quais grupos. Em um desktop, ele pode não parecer assim tão interessante, mas você vai passar a gostar dele se precisar administrar um servidor Samba com 800 usuários. 🙂
Outra opção importante é a “Habilitar/desabilitar serviços do sistema”. Ela abre o DrakXServices, onde você pode controlar quais serviços do sistema ficarão ativos, além de parar, iniciar ou reiniciar qualquer um deles:
Além de serem controlados através do painel, os serviços podem ser também controlados via terminal, através dos comandos “/etc/init.d/serviço start”, “/etc/init.d/serviço stop” e “/etc/init.d/serviço restart”, como em:
Para desativar um serviço permanentemente, usamos (no Mandriva e no Fedora) o comando chkconfig, como em:
Para reativá-lo posteriormente, use o “chkconfig serviço on”, como em:
Deixe seu comentário