Clique aqui para ler a primeira parte
Depois de instalado o sistema, o passo seguinte é instalar plugins, codecs e softwares adicionais. A principal deficiência do Mandriva Free é a ausência de muitos pacotes, considerados proprietários. Isso é de se esperar, já que a proposta da versão é justamente incluir apenas aplicativos livres. Entretanto, você pode solucionar isso de forma muito simples, adicionando os repositórios do PLF. Eles incluem codecs, plugins, drivers e todos os demais pacotes que ficam de fora da distribuição oficial por questões de licenciamento.
A forma mais fácil de fazer isso é usar o Easy Urpmi, um site que cataloga os projetos mais utilizados e oferece uma interface via web fácil de usar. O endereço do site é:
A configuração é bastante simples. O primeiro passo é indicar a versão do Mandriva em uso, seguida pela arquitetura (“i568” para a versão de 32 bits e “x86_64” para a versão de 64 bits). Se você estiver usando um beta da próxima versão, selecione a opção “auto-detectar”, que faz com que o urpmi utilize o repositório da versão cooker (o repositório de desenvolvimento, utilizado pelas versões alpha e beta do Mandriva) e chaveie automaticamente para a versão estável quando ela estiver disponível.
Em seguida, role a página e clique nos botões “Adicionar mídias oficial” e “Adicionar mídias PLF”. Em ambos os casos, o botão devolve um arquivo com a extensão “urpmi-media”, que a partir do Mandriva 2008.1 já está associado com o urpmi. Basta deixar que o sistema abra o arquivo usando o aplicativo padrão:
Outra opção é usar os comandos de terminal que o Easy Urpmi fornece no final da página. Basta executá-los como root, selecionando o texto no navegador e colando com o botão do meio do mouse:
O repositório “Oficial” adiciona os repositórios “non-free” mantidos pela Mandriva. Eles ficam desativados por padrão no Mandriva Free, daí a necessidade de adicioná-los através do Easy Urpmi, junto com o PLF.
Para confirmar que as mídias foram adicionadas corretamente, acesse a opção “Gerenciador de pacotes > Configurar mídias fonte para instalação e atualização” dentro do Mandriva Control Center e verifique se os espelhos do PLF aparecem na lista:
Nas versões anteriores, era necessário escolher qual mirror utilizar e marcar manualmente os repositórios. Entretanto, isso não é mais necessário nas versões atuais, pois o Easy Urpmi passou a enviar diretamente a lista com os mirrors disponíveis, o que permite que o gerenciador escolha automaticamente o mais rápido.
Se por acaso você estiver usando uma versão antiga do Mandriva, pode acessar a interface antiga clicando no “mude para a interface antiga”. Existe também uma versão separada para quem usa o smart como gerenciador de pacotes, no lugar do urpmi:
Uma vez que os repositórios são configurados, você pode instalar os pacotes normalmente através do urpmi, que funciona de forma muito similar ao apt-get, baixando os pacotes e checando as dependências.
Alguns pacotes que você vai provavelmente querer instalar depois de ativar o PLF são:
win32-codecs: Adiciona o suporte a vídeos em wmf, quicktime e outros formatos, através do uso de DLLs do Windows.
libdvdcss2: Suporte a DVDs protegidos. Caso esteja usando a versão de 64 bits, instale o pacote “lib64dvdcss2”.
mplayer-gui mplayer-skins mplayer-fonts mplayerplugin: Este é o kit de pacotes para uma instalação completa do Mplayer. É sempre interessante tê-lo à mão, pois ele é capaz de exibir muitos vídeos em formatos exóticos, sem falar em arquivos danificados que outros players não conseguem abrir.
vlc: O VLC é outro player de vídeo bastante poderoso que é bom ter à mão. Ele é também um dos mais leves.
flash-player-plugin: Instala o suporte a flash, que não vem incluído por padrão no Mandriva Free. O pacote substitui a instalação manual a partir do http://www.adobe.com/products/flash/.
Deixe seu comentário