O Mandriva é uma das distribuições Linux mais fáceis de usar, desenvolvida com foco no usuário doméstico. O Mandriva foi uma das primeiras distribuições a incluir um instalador gráfico e ferramentas de configuração fáceis de usar, ainda na época em que o Linux estava restrito ao público técnico.
Ele é distribuído em três versões. O Mandriva One é um live-CD, que pode ser também instalado no HD, de maneira muito similar ao Ubuntu Desktop. O One é a versão mais fácil de usar, já incluindo plugins e outros componentes proprietários, e por isso é também a mais usada. Como o espaço é restrito, devido à necessidade de colocar todo o sistema em um único CD, existem versões separadas do Mandriva One com o KDE e com o GNOME.
Em seguida, temos o Mandriva Free (versão que abordo aqui) que corresponde à versão tradicional, onde você dá boot e faz a instalação através do DrakX, o instalador usado desde os tempos do Mandrake. A grande vantagem é que ela inclui um volume muito maior de pacotes (um DVD cheio) e permite que você defina quais componentes quer instalar.
A principal observação com relação ao Mandriva Free é que, como o nome sugere, ele inclui apenas pacotes livres, deixando de fora plugins e codecs, que podem ser adicionados manualmente após a instalação do sistema.
Temos ainda o Mandriva Powerpack, uma versão comercial que se diferencia do Mandriva Free por incluir alguns drivers e aplicativos proprietários (como os drivers para placas Atheros, drivers para placas da nVidia e da ATI, o Acrobat Reader, RealPlayer, alguns codecs e outros componentes adicionais), que não fazem parte do Mandriva Free por não serem open-source. Na verdade, estes componentes podem ser instalados no Mandriva Free através de repositórios adicionais; o fato de eles não serem incluídos nas mídias de instalação é apenas uma forma que a Mandriva encontrou para estimular o uso da versão paga. Aqui vai uma pequena lista de links relacionados ao Mandriva para consulta:
Site Oficial: http://www.mandriva.com/pt-br
Download: http://www.mandriva.com/en/download/
Wiki: http://wiki.mandriva.com/
Blogs: http://planetmandriva.zarb.org/
Mandriva Club: http://club.mandriva.com/
Comunidade no Brasil: http://mandrivabrasil.org/
Para começar, vamos a um apanhado geral sobre a instalação do sistema que, apesar de simples, esconde vários segredos.
Deixe seu comentário