Gravar um arquivo ISO é diferente de gravar um arquivo qualquer no CD. Um arquivo ISO é uma imagem binária que deve ser copiada bit a bit no CD-ROM, e não simplesmente adicionado dentro de uma nova seção. Todos os bons programas de gravação suportam a gravação de arquivos ISO, veja como gravar o arquivo usando alguns programas populares.
Ao usar o Easy CD Creator, abra o Easy CD Creator e clique em “File > Menu > Record CD from CD Image”. Aponte o arquivo que será gravado. Marque a opção “ISO Image Files (*.iso)” na janela de navegação e clique em “Start Recording” para gravar o CD. No Nero Burning Rom, clique em File > Burn Image, aponte o arquivo que será gravado e clique em “Write” para gravar o CD.
Ao usar o K3B, clique em Ferramentas > Gravar Imagem ISO (ou Queimar imagem de CD), aponte o arquivo, escolha a velocidade de gravação e clique em “Gravar”. Ao usar o K3B, marque a opção “Verificar dados gravados”; ela verifica a mídia depois de concluída a gravação, avisando sobre erros de gravação.
Depois de gravado o CD, o próximo passo é configurar o setup da placa-mãe para dar boot através do CD-ROM. A maioria dos micros vêm configurados para dar boot preferencialmente através do CD-ROM. Neste caso basta deixar o CD na bandeja e você já cai na tela de boas-vindas do sistema. Se não for o seu caso, pressione a tecla DEL durante o teste de memória para entrar no Setup. Procure pela seção “Boot” e coloque o CD-ROM como dispositivo primário. Tudo pronto, agora é só salvar a configuração acessando o menu exit, escolhendo a opção “Save & Exit setup”.
Ao reiniciar o micro sem o CD no drive, ele volta a carregar o Windows ou outro sistema que estiver instalado no HD. Esta alteração apenas faz com que ele passe a procurar primeiro no CD-ROM.
Um hábito saudável é verificar a integridade do arquivo ISO antes de gravar o CD. Sempre é possível que o arquivo esteja incompleto ou venha corrompido, seja por problemas com a conexão ou no gerenciador de download usado. Você pode detectar este tipo de problema (e evitar gastar mídias à toa), verificando o MD5SUM do arquivo, um teste que soma todos os bits do arquivo e devolve uma “assinatura”, um código de 32 dígitos que permite detectar qualquer mudança no arquivo.
Os códigos de assinatura dos arquivos estão quase sempre disponíveis na página de download, como em:
Você precisa apenas rodar o MD5SUM no arquivo baixado e ver se o resultado é igual ao número da página. No Linux (qualquer distribuição), acesse a pasta onde o arquivo foi baixado e digite:
Se o número retornado for igual, você pode gravar a imagem sem medo, o arquivo está ok. Caso o número seja diferente, então o arquivo chegou corrompido ou incompleto. No Windows baixe o programa disponível no http://www.md5summer.org/download.html. Ele é gráfico, até mais fácil de usar que a versão Linux.
Uma última dica é com relação aos famosos “Cloop Errors”, erros de leitura que aparecem ao tentar rodar qualquer live-CD (que use o módulo cloop para compactar os dados) a partir de uma mídia ruim. O cloop possui um sistema próprio para verificar as integridade dos dados no CD, detectando e avisando sobre os erros de leitura.
Nestes casos você verá vários “CLOOP READ erros” durante o boot, que indicam justamente que o sistema não está conseguindo ler os dados corretamente. Veja um exemplo:
CLOOP:ERROR-3 UNCOMPRESSING BLOCK 46065536/0/23207/05233960-
I/O ERROR DEV OB:00, SECTOR 17212 LINUXRC CANNOT CREAT/VAN/RUN/VTMP.DIRECTORY NOEXISTENT
Os cloop erros podem ser causados por três fatores:
a) O arquivo baixado está incompleto ou corrompido.
b) O CD ou CD-RW está riscado/danificado e o sistema não está conseguindo ler os dados corretamente (o mais comum). Os CD-RW dão esse tipo de problema mais freqüentemente, pois o índice de refração luminosa da mídia é mais baixo e a superfície de gravação é mais frágil, facilitando o aparecimento de problemas de leitura.
c) O próprio leitor de CD/DVD ou o cabo IDE podem estar com problemas e por isso os dados não estão sendo lidos corretamente, embora a mídia esteja em bom estado.
Os CLOOP ERRORS são sempre causados direta ou indiretamente por um destes três fatores; problemas com o CD ou com o hardware do seu micro e não por problemas do software. O sistema pode apresentar outros tipos de problemas na sua máquina, como travar durante a detecção de algum componente, mas este erro específico é justamente um aviso de problemas com a leitura dos dados.
Em muitos casos, o sistema roda normalmente a partir do CD, mas apresenta problemas estranhos ao ser instalado (o modo gráfico não abre, alguns aplicativos não funcionam, mensagens de erro diversas reclamando da falta de aplicativos ou bibliotecas, etc.), causados por problemas de leitura durante a instalação ou mesmo devido a badblocks no HD.
Prefira usar mídias CDR normais e depois doar suas cópias antigas para amigos que ainda não conheçam o sistema, assim você estará evitando dor de cabeça e ainda fazendo uma boa ação :).
Deixe seu comentário