Configurando a rede no Linux

Mesmo a configuração de rede no Windows, que é aparentemente simples, esconde vários segredos, como vimos no tutorial sobre redes Windows:

server

Configurando a rede no Windows
A configuração de rede no Windows é um assunto bastante conhecido, pois a configuração é bastante similar entre as diferentes versões do Windows e a configuração gráfica torna tudo mais simples. Entretanto, é justamente a aparente simplicidade que faz com que muitos recursos passem despercebidos. Este é um tutorial “mais que completo” sobre a configuração de rede no Windows, incluindo tópicos avançados, configuração de redes wireless e a configuração no Vista.

Vamos agora estudar sobre a configuração de rede no Linux, que apesar de aparentemente complicada, não é tão exótica quanto pode parecer à primeira vista.

A primeira coisa a ter em mente com relação à configuração de rede no Linux é que, como quase tudo no sistema, a configuração pode ser feita tanto usando utilitários gráficos quanto diretamente, através de comandos e da edição dos arquivos de configuração. Existe uma grande variação com relação aos utilitários de configuração, já que cada distribuição adota um utilitário diferente, mas os passos da configuração manual são quase sempre os mesmos, com poucas variações.

Vamos então estudar as duas formas, começando com os utilitários e em seguida nos aprofundando na configuração manual do sistema.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X