Como saber a vida útil da bateria do Android e no iOS

Como saber a vida útil da bateria do Android e no iOS

Para saber a vida útil da bateria um smartphone Android ou de um iPhone, é possível acessar algumas configurações do aparelho ou digitar um código específico no discador. Outra opção é utilizar aplicativos que têm esse objetivo.

Neste artigo, vamos ensinar como você pode sempre ficar de olho na vida útil da bateria do seu smartphone e saber quando ela está começando a se deteriorar ou não. Confira as nossas dicas!

Leia também:

Europa aprova lei que obriga os celulares a terem bateria removível e atualizações por 5 anos
O carregamento rápido prejudica a bateria do smartphone?

Vida útil da bateria do smartphone vai se deteriorando com o tempo

bateria

Como acontece com praticamente qualquer tipo de aparelho eletrônico que utilize bateria, ela vai começando a se esgotar com o tempo. Atualmente quase todos os smartphones contam com as baterias de íons de lítio. Elas não sofrem mais daquele “efeito de memória” e nem viciam como acontecia com os modelos mais antigos, mas ainda assim o uso prolongado vai esgotando sua capacidade, como algo natural.

Tanto os smartphones Android quanto o iPhone contam com uma opção para conferir como anda a vida útil da bateria. No caso do Android pode não funcionar com smartphones mais antigos, mas há um pequeno truque em que você pode digitar um código no discador para ter as informações. Caso não funcione, existem aplicativos que oferecem essa possibilidade.

Já no iPhone, o próprio sistema operacional já oferece uma seção que é exclusiva e dedicada para a saúde da bateria e que mostra dados completos sobre ela, incluindo gráficos do consumo e até mesmo uma avaliação completa.

Saiba agora como fazer esses processos, lembrando que a interface mostrada nas imagens pode variar de fabricante para fabricante ou da versão do sistema operacional presente em cada aparelho.

Saiba a vida útil da bateria de um Android

Para ter essa informação no Android, é muito simples. Primeiro, é preciso abrir o discador do smartphone, como se você fosse fazer uma ligação. Geralmente o símbolo de telefone já está na parte inferior da tela inicial em destaque. Caso não esteja, é só abrir a grade de aplicativos e procurar pelo aplicativo dedicado.

Ao abrir o discador, digite o seguinte código: *#*#4636#*#*

bateria

Caso seu smartphone seja da Xiaomi, o código é diferente: *#*#6485#*#*

Vale ressaltar que nem todos os smartphones contam com o suporte para esses códigos. Alguns modelos mais antigos das fabricantes podem não oferecer nenhuma resposta para os códigos. Nesse caso não aparece nada.

Em alguns modelos também é possível que ele abra uma página de informações, mas não tenha a opção da bateria, e isso acontece em modelos mais novos também. Em nossos testes, dois aparelhos da Motorola exibiram informações, mas não da bateria.

Em ambos o caso, a alternativa é usar um aplicativo.

Já nos modelos com suporte, você não precisa digitar mais nada além dos códigos, e assim que você acabar de digitá-los, já abrirá a tela com informações automaticamente.

Quando ele abrir a tela com opções, veja se tem uma opção com “Informações de bateria” ou “Battery Info”. Se tiver, clique nessa opção e em seguida escolha “Integridade da bateria” ou “Saúde da bateria”.

vida útil da bateria

Ele vai te mostrar algumas informações, procure pelo código MB_06, que é o equivalente a bateria. Ali, o smartphone vai mostrar como está o estado dela, se está ruim, boa ou perfeita. Essas informações podem estar em inglês a depender do modelo, que no caso seria “bad”, “good” ou “perfect”. Caso apareça bom ou perfeito, então significa que você ainda não precisa se preocupar com sua bateria.

Caso apareça “ruim”, significa que já é hora de começar a dar uma olhada em novos aparelhos, porque ela não vai durar mais tanto tempo.

Lembrando que a interface com as informações pode variar de aparelho para aparelho.

Usando aplicativos no Android para saber sobre a bateria

No caso dos smartphones mais antigos que não têm suporte para esse código ou nos modelos que o código só mostra informações sobre outros componentes do aparelho, a dica é usar um aplicativo que é específico para isso.

Um dos mais usados nesse intuito é o Accubattery, que é gratuito e te fornece informações sobre a bateria do aparelho Android. Além disso, ele também tem recursos de ciclos de cargas que, segundo o desenvolvedor, ajudam a preservar a bateria por mais tempo.

O abrir o aplicativo no smartphone, ele vai primeiro calibrar e em seguida mostrar diversas informações, como a porcentagem de bateria, quanto tempo ela ainda dura sem carga, os aplicativos que mais gastam energia do aparelho, entre muitos outros. Uma dessas informações é a aba “Saúde”.

É nela que você encontrará as informações sobre a vida útil do componente e o desgaste.

accubattery

Mas, importante, é preciso que você use o smartphone por um tempo com o aplicativo instalado para que ele possa ter informações suficientes para te passar. Então assim que você o instala no Android, ele não vai mostrar nada. É normal. Use o aparelho por um tempo e depois volte para essa opção.

Para fazer o download é só clicar aqui.

Saiba a vida útil da bateria de um iPhone

No iPhone existe uma seção dedicada a essa categoria dentro do próprio sistema, o que facilita o processo. Para isso, basta abrir a opção Bateria do dispositivo, que fica dentro de Ajustes.

Dentro dessa opção, escolha “Saúde da Bateria”. Na próxima tela, toque em “Capacidade Máxima”. Ele vai revelar uma porcentagem que é o equivalente a quanto a bateria já se deteriorou desde que você começou a usar o iPhone pela primeira vez.

bateria

Na tela, a Apple ainda exibe o aviso: “Esta é uma medida de capacidade da bateria relativa a quando era nova. Uma capacidade menor pode resultar em menos horas de uso entre cargas”.

Dicas para preservar a bateria do smartphone por mais tempo

Não tem para onde correr, toda bateria de smartphone com o tempo vai durar menos, e não há como evitar isso. Quanto mais velho for o aparelho, mais vezes você terá que recorrer a uma tomada para recarrega-lo.

Quanto mais usar, você vai perceber que o smartphone já não consegue durar mais tanto tempo quanto antes, e também é normal que ele comece a esquentar mais, principalmente na parte de trás.

Embora não tenha como evitar que isso aconteça, existem algumas dicas para tentar atrasar ao máximo. Uma delas é sobre a recarga. O ideal é não carregar a bateria totalmente até 100% e também não deixar que ela descarregue completamente antes de colocar para carregar.

bateria

Nesse caso, o indicado é sempre manter a bateria do aparelho entre 20% e 80%, para evitar sobrecarrega-lo (o uso de aplicativos como o Accubattery ajudam com isso). Outro cuidado é não usar o aparelho enquanto ele estiver carregando e sempre procurar deixa-lo em uma superfície fria como mesas, evitando assim cama, travesseiro, sofá.

O calor é um grande inimigo do smartphone e da bateria, então mesmo quando ele não estiver carregando procure não deixa-lo sob o sol ou em ambientes muito quentes e abafados.

Outra dica importante é sempre usar cabos e carregadores originais, de preferência os que vieram junto com o aparelho. É comum que as vezes as pessoas utilizem um carregador para vários aparelhos só porque são compatíveis. Mantenha o carregador do seu smartphone só para ele.

Caso esse carregador quebre ou dê defeito, o ideal mesmo é comprar outro original da própria fabricante ou, se optar por um de terceiros, que tenha o selo oficial.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X