Como descobrir quais aplicativos mais consomem bateria do celular?

Como descobrir quais aplicativos mais consomem bateria do celular?

Ao contrário do que muitos pensam, não é apenas a tela e os demais componentes de hardware que consomem a bateria do celular. Os aplicativos também são responsáveis por drenar a energia do aparelho. Alguns mais e outros menos, a depender dos recursos que eles exigem para funcionar corretamente.

Se você está percebendo que a bateria do seu smartphone está acabando rapidamente, vale a pena dar uma olhada nos aplicativos que mais estão drenando energia. Neste tutorial, iremos ensinar como descobrir quais aplicativos mais consomem bateria do seu smartphone. É bem simples. É só seguir o passo a passo.

Leia também
Como saber a vida útil da bateria do Android e no iOS
Como rotear a internet do celular com outra pessoa

Encontrando os aplicativos que mais consomem bateria

Para saber quais aplicativos mais consomem bateria do celular, é preciso acessar as configurações do dispositivo. O caminho para acessar as configurações referentes à bateria varia de fabricante para fabricante no Android. Mas nos próximos parágrafos passarei uma visão geral de como fazer isso.

  • Passo 1. Abra as Configurações de seu celular Android;
  • Passo 2. Procure pela seção “Bateria” ou alguma outra relacionada (os nomes podem mudar a depender do modelo de smartphone);
  • Passo 3. Toque em “Uso da Bateria”. Novamente, a depender do modelo do seu celular, esse nome pode mudar. Os celulares da Xiaomi, por exemplo, já apresentam os apps mais “gastões” logo na primeira tela da seção “Bateria”;
  • Passo 4. Agora basta conferir quais os aplicativos que mais consomem bateria. Em primeiro lugar sempre aparecerá a tela, já que esse é o componente que mais exige energia. Do segundo lugar em diante aparecerão os apps que mais precisam de energia.

A dica aqui é analisar se tem algo fora do comum. Será que há algum aplicativo rodando em segundo plano que você não sabe? Estes apps costumam consumir bateria mesmo com o celular em repouso. Apps de redes sociais, jogos e aplicativos de vídeo também estão entre os mais “beberrões” de energia.

Ao identificar o aplicativo que mais consome bateria, veja se você consegue restringir o uso dele. Assim ele não poderá ser executado em segundo plano. Se for um app que você não usa com frequência, vale considerar a dsinstalação.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X