Como criar uma conta no Gmail

Como criar uma conta no Gmail

Embora seja muito popular, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como criar conta no Gmail, o serviço de e-mail do próprio Google. Ele surgiu em 2004 na sua fase beta e foi lançado oficialmente para todos em 2007, onde não era preciso mais um convite para poder criar sua conta de e-mail na plataforma.

Desde então, ele se tornou um dos mais usados em todo o mundo. O Gmail já chegou revolucionando com a oferta de 1 GB de armazenamento, algo inédito na ocasião do seu lançamento. Nessa época, os principais concorrentes como Yahoo e Hotmail tinha apenas alguns poucos MB.

Atualmente muitas pessoas utilizam mais de um endereço de e-mail, separando assuntos ou até mesmo mensagens de cunho pessoal ou profissional. Então se você quer aprender como criar conta no Gmail, fique de olho nesse tutorial.

Leia também:

Agora já dá para fazer chamadas de vídeo e voz pelo Gmail
Como ativar a verificação em duas etapas no Gmail

O que é o Gmail e suas vantagens

Gmail

Antes de aprender a criar uma conta no Gmail, é importante entender a importância desse serviço e suas vantagens. Para começar, ele é totalmente gratuito, e também já se tornou a principal plataforma de e-mails em todo o mundo.

Em 2018 o próprio Google revelou que já existiam mais de 1,5 bilhões de usuário com pelo menos 1 conta no Gmail. Hoje em dia seu armazenamento cresceu bastante desde o seu lançamento, pulando de apenas 1 GB para 15 GB.

Além disso, ele é integrado a vários outros serviços do Google, então as vezes é preciso ter uma conta de e-mail na plataforma para poder logar nesses serviços, e daí a importância de aprender como criar conta no Gmail.

Entre eles estão o navegador Chrome para que sua navegação possa ter a mesma experiência em vários dispositivos diferentes, o Youtube para que você crie o seu canal e tenha também uma experiência mais personalizada, o Google Play para instalar aplicativos no smartphone Android, o Google Drive para ter acesso a mais armazenamento e planos, e outros serviços como Google Ads, Google AdSense, Google Livros, Google Maps e Google Payments.

Como criar conta no Gmail

Agora que você já entendeu as vantagens do serviço, é hora de aprender como criar conta no Gmail. Para começar esse processo é preciso primeiro acessar o site do serviço, clicando aqui ou digitando www.gmail.com no seu navegador.

Ele vai te dar a opção de fazer login, mas como você ainda não tem a conta, é preciso clicar na opção “Criar conta” que fica no lado esquerdo do botão “Próxima”. Ao fazer isso, ele te mostrará 3 opções. Uma é para criar uma conta pessoa para você, outra é para criar uma conta para uma criança ou menor de idade, e a terceira é caso você queira criar uma conta para a sua empresa ou negócio pessoal.

Escolha a sua opção e clique nela. Então ele vai te mostrar um pequeno formulário para responder. Nele você precisa colocar o seu nome e sobrenome e escolher também o nome de usuário para o seu e-mail. Caso você escolha uma opção que já existe, ele mostra uma mensagem em vermelho logo abaixo da caixa de diálogo com a mensagem “Este nome de usuário já está em uso. Tente outro”. Nesse caso ele pode até mesmo oferecer opções que estão disponíveis.

como criar conta no Gmail

Por fim é só escolher uma senha e confirmar repetindo a mesma senha ao lado. As regras da senha é que ela tenha 8 ou mais caracteres e que tenha uma combinação de letras, números e símbolos. Lembre-se de escolher uma senha forte, então evite usar datas comemorativas como aniversários, ou nomes de pessoas próximas a você e nem uma sequência como 1234.

Ao finalizar, aperte em “Próxima” para dar continuidade em como criar conta no Gmail. O próximo passo é registrar as informações para recuperação de conta caso seja preciso e mais informações sobre você.

Primeiro ele pede um número de telefone e também um e-mail alternativo caso você já tenha conta em outro serviço como o hotmail, por exemplo (caso não tenha, você pode colocar o endereço de e-mail de uma pessoa próxima a você e que você confie). Nesse caso as informações são opcionais, ou seja, você pode criar sua conta sem oferecer esses dados. Porém, é indicado que elas sejam preenchidas porque isso garantirá mais segurança para a conta caso alguém tente se passar por você, ou até mesmo facilitar a recuperação dela caso seja hackeada ou até mesmo se você esquecer a senha.

como criar conta no Gmail

Em seguida ele pede informações sobre a data de nascimento e gênero. A data de nascimento é dada para saber a idade da pessoa, já que alguns dos serviços da empresa são restringidos a depender da certa faixa etária. Já o gênero é usado para personalizar mensagens enviadas para o usuário, como por exemplo a escolha dos pronomes utilizados. Nesse caso existe a opção “Prefiro não dizer” ou “Personalizar”.

como criar conta no Gmail

Passada essa parte, ele agora vai te mostrar os Termos de Serviço para que você leia e aceite. Nesse texto eles informam sobre as responsabilidades do usuário e também fala mais sobre as funções que ficarão disponíveis a partir daquele momento de criação de conta.

como criar conta no Gmail

Eles também falam sobre o processamento de dados, já que a conta Gmail será vinculada a outros serviços e os dados serão passados de um para o outro. De acordo com o Google, o próprio usuário tem todo o controle sobre esses procedimentos. Quando acabar de ler tudo é só checar os box concordando com os termos e confirmar clicando em “Criar conta”.

Pronto, agora você já sabe como criar conta no Gmail e como o processo é bastante simples e rápido.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X