Como ativar a verificação em duas etapas no Gmail

Como ativar a verificação em duas etapas no Gmail

A verificação em duas etapas, que é chamada pelo Google de “autenticação de dois fatores”, é uma eficiente forma de aumentar a segurança do seu Gmail. Na verdade, de toda a conta Google e todos os serviços que a envolvem (Gmail, YouTube, Maps, Agenda, Drive, Fotos, etc…).

Esse método de segurança tem esse nome por que você loga na conta Google em duas etapas. A primeira etapa é a senha. A segunda etapa é a inserção de um código de segurança, que é enviado por diversos meios. Iremos ver em mais detalhes quais são esses meios.

Vamos ensiná-lo agora, por meio de um passo a passo bem simples, como você pode ativar a verificação em duas etapas do seu Gmail (Conta Google).

Ativando a verificação em duas etapas no Gmail

Passo 1. Acesse a sua conta Google através do link myaccount.google.com. Se você não estiver logado será necessário colocar o endereço de e-mail e a senha.

Passo 2. Ao entrar na conta Google, note que na parte esquerda há uma coluna com várias opções. Clique em “Segurança”.

Clique na opção “Segurança”

Passo 3. Agora procure pela subseção “Como fazer login no Google” e clique na opção “Verificação em duas etapas”.

Ativando a verificação em duas etapas

Passo 4. Na próxima tela você verá algumas informações simples que explicam o que é a verificação em duas etapas. Clique no botão azul “Primeiros passos” e realize todos os procedimentos pedidos.

Primeiros passos na ativação da verificação em duas etapas

Passo 5. Por fim, você precisa escolher um método de verificação, que será justamente a segunda etapa do seu login no Gmail.

Escolha o método de verificação mais adequado

E aqui nós temos 3 opções possíveis:

  • Mensagem de texto ou chamada de voz: escolhendo essa opção o Google enviará um código via SMS para o seu smartphone. Ou, então, fará uma ligação telefônica onde irá informar os números do código.
  • Chave de segurança: essa opção é um pequeno dispositivo USB que você deve comprar separadamente. Ele funciona como uma chave mesmo. Sempre que você quiser logar em sua conta Google em um novo computador, será preciso inserir a chave de segurança em uma porta USB.
  • Por solicitação do Google: com esse método o Google envia uma solicitação de verificação diretamente para o smartphone que está cadastrado na conta. Daí é só clicar em “Sim” para confirmar que é você mesmo que está tentando acessar o Gmail (Conta Google).

Adendo importante

Evite usar o SMS como método de verificação

Das 3 formas de verificação que mostramos acima, a menos segura é por mensagem de texto (SMS). As mensagens de texto, assim como as ligações telefônicas, usam a rede SS7 (Sistema de Sinalização 7). Essa rede tem diversas falhas já conhecidas e que até hoje não foram corrigidas pelas operadoras.

Sendo assim, interceptar uma mensagem SMS é relativamente fácil para um hacker com experiência e que conhece as vulnerabilidades do sistema. Além disso, alguns códigos de segurança simplesmente nunca chegam por SMS. Isso acontece comigo quando eu tento entrar na minha conta da Uber. Eles enviam um SMS que nunca chega, mesmo estando tudo certo.

Portanto, a nossa recomendação aqui é que você use um dos outros dois métodos. Aqui eu uso a solicitação do Google, que chega diretamente ao meu smartphone. Além disso, é um método mais rápido, já que dispensa a necessidade de esperar e digitar um código numérico.

Conclusão

Já sabemos que é de suma importância ativar a verificação em duas etapas no Gmail. Mas, se por algum motivo você quiser desativá-la, basta seguir os mesmos caminhos que indicamos no tutorial acima. A opção “Desativar” estará logo à vista. Talvez seja necessário digitar novamente a sua senha.

É importante também que você configure um procedimento de backup para a verificação em duas etapas. Se, por acaso, você perder o celular, poderá recuperar o acesso à sua conta Google com mais facilidade.

Os procedimentos de backup envolvem um desses 4 itens:

  • Chave de segurança (já explicado acima);
  • Códigos alternativos;
  • Google Authenticator;
  • Telefone alternativo.

Não deixe de configurar pelo menos um desses 4 meios de backup. Se você perder o seu celular e não tiver configurado nenhum deles, será muito mais difícil e demorado recuperar o acesso ao seu Gmail.

Eu mesmo tenho uma conta Google que não consigo acessar pois não configurei o backup de acesso e nem consegui provar que eu sou mesmo o dono da conta. Achei mais fácil criar uma nova.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X