A Twitch se tornou um dos meios mais conhecidos de se fazer transmissões de jogos online, e por isso vem reunindo cada vez mais usuários. Uma das vantagens da plataforma é oferecer comandos rápidos e fáceis que podem ser dados pelo chat e que facilitam tanto a vida do streamer quanto dos moderadores e editores do canal.
Entenda como criar esses comandos, o que eles fazem e também como customizar algumas ações através do bot e melhorar ainda mais o controle da transmissão pelo chat.
Leia também
Como ganhar dinheiro com a Twitch
O que são e como ver os seus clipes na Twitch
Os comandos básicos do chat
Para quem é usuário comum, basta digitar / no chat para ver uma lista dos comandos mais básicos que têm ações, na sua maioria, estéticas. Já para os usuários que têm poder naquele canal, como o streamer, moderadores e editores, podem usufruir de outros comandos mais abrangentes.
Lembrando que para usar qualquer comando no chat, seja usuário comum ou os que estão controlando o canal, é preciso colocar a barra ( / )primeiro para validar a ação. Para indicar quem vai ser afetado por aquele comando, é preciso colocar o nome do usuário entre chaves {}. E para indicar um valor de tempo, é preciso colocar em segundos entre colchetes [].
Para streamers e moderadores
Veja os principais comandos usados por streamers (donos do canal) e os moderadores.
- USER: comando para acessar as informações do perfil de um usuário específico. Para isso é preciso colocar o nome dele no comando, ficando assim: /user {nome do usuário}.
- TIMEOUT: permite que você possa banir um certo usuário por um tempo determinado. Caso você não determine esse tempo no comando, ele será de 10 minutos. Fica assim: /timeout {nome do usuário} [segundos].
- BAN: banir um usuário do chat permanentemente. /ban {nome do usuário}.
- UNBAN: desfaz a ação de banir alguém. /unban {nome do usuário}.
- SLOW: limita o tempo entre uma mensagem e outra no chat. Ou seja, os usuários só poderão mandar outra mensagem depois de esperar o tempo determinado. Para determinar é só usar o comando /slow [segundos].
- SLOWOFF: desfaz o comando SLOW, e com isso não há espera de tempo entre uma mensagem e outra.
- FOLLOWERS: limita o chat apenas para quem é seguidor do canal por determinado tempo. Por exemplo, se usar o comando /followers 2d, apenas quem é seguidor por pelo menos 2 dias poderá mandar mensagem. O limite de tempo a ser determinado nesse comando é de 3 meses.
- FOLLOWERSOFF: desfaz o comando acima.
- SUBSCRIBERS: limita o chat para quem é assinante do canal, assim só essas pessoas podem enviar mensagens. /subscribers.
- SUBSCRIBERSOFF: desfaz o comando acima.
- CLEAR: comando para apagar todas as mensagens do chat de vez. /clear
- UNIQUECHAT: impede que os usuários mandem mensagens repetidas /uniquechat
- UNIQUECHATOFF: desfaz o comando acima.
- EMOTEONLY: faz com que só seja possível enviar emotes no chat, e não palavras. /emoteonly
- EMOTEONLYOFF: desfaz o comando acima.
- Para streamers e editores
- COMMERCIAL: esse comando é exclusivo para quem é parceiro. Ele reproduz um comercial para todos os espectadores com duração de 30 segundos. Caso tenha outro comercial disponível com uma duração diferente, é possível determinar o tempo com opções de 30, 60, 90, 120, 150 e 180 segundos.
- HOST: comando para hospedar outro canal no seu. /host {nome do canal}
- UNHOST: desfaz o comando acima.
- RAID: comando para enviar seus telespectadores para outro canal. /raid {nome do canal}
- UNRAID: desfaz o comando acima.
- MARKER: adiciona um marcador àquele momento da transmissão para ficar mais fácil encontrar depois, principalmente para fazer edições. É possível adicionar uma descrição no marcador de até 140 caracteres. /marker {descrição}.
Para o streamer
Agora veremos uma pequena lista de comandos que só podem ser usados pelo dono do canal, ou seja, o streamer.
- MOD: fazer com que um usuário tenha poderes de moderador. /mod {nome do usuário}
- UNMOD: tirar os poderes de moderador de um usuário. /unmod {nome do usuário}
- VIP: fazer com que um usuário tenha poderes de VIP. /vip {nome do usuário}
- UNVIP: tirar os poderes de VIP de um usuário. /unvip {nome do usuário}
Personalizando os comandos
Esses comandos são básicos e estão disponíveis para todos os usuários da plataforma, porém é possível também customizar alguns específicos para transmitir mensagens já pré-programadas. Para isso é preciso usar um BOT do canal, que precisa ser instalado para que o acesso seja liberado.
Um dos mais utilizados é o MooBot, que é gratuito, fácil de usar e tem uma interface simples e descomplicada. Os comandos nesse caso serão ativados pelo uso da exclamação ( ! ) ao invés da barra ( / ).
Para personalizar o comando, basta abrir o programa, ir na opção Commands e em seguida Custom Commands.
Ao lado da ! no final, é preciso escrever o nome do comando, ou seja, o que você vai digitar no chat para ativá-lo. Para adicionar um comando que fornece o endereço do seu Twitter, por exemplo, dá para colocar como “!Twitter“.
Em Response, é só escrever o que você quer que apareça no chat quando alguém digitar o comando !Twitter, que nesse caso seria o endereço para a sua página do Twitter, e até mesmo uma mensagem convidando para te seguir por lá. Ao finalizar, é só clicar em “Save” para salvar o comando.
Também é possível editar mais detalhes sobre o comando como, por exemplo, o cooldown. Ou seja, o intervalo de tempo que é preciso esperar para ativar o comando novamente. Dá para escolher também quem tem permissão para usar o comando, já que ele pode ser exclusivo do streamer ou moderador, e também para só aparecer quando o streamer estiver online.
É possível customizar diversos tipos de comandos com avisos, seja de regras, de links externos, de respostas prontas, entre outros. Embora tenha sido mostrado o MooBot no exemplo, existem vários outros bots que têm essa mesma função e o uso é muito semelhante.
Solucionando problemas
Ocasionalmente pode ser que alguns comandos apresentem problemas recorrentes, mas para alguns deles já existe uma explicação, felizmente.
O comando não aparece para todos os usuários: isso provavelmente está acontecendo porque alguns dos espectadores podem estar usando o comando várias vezes. Nesse caso, o bot envia a resposta do comando de forma privada para evitar informações repetitivas no chat.
Os comandos automáticos não estão sendo postados: no caso dos comandos que são postados automaticamente, isso acontece entre intervalos de tempo ou passada algumas linhas de bate papo. Nesse caso, o comando pode não estar sendo postado ou porque alguém já usou o comando do chat ou o chat ficou inativo, nesse caso o período de intervalo reinicia e parece demorar mais do que deveria.
Deixe seu comentário