Como ativar a verificação em duas etapas do Outlook

Como ativar a verificação em duas etapas do Outlook

A verificação em duas etapas é uma das melhores maneiras de manter a sua conta de e-mail protegida, além de uma senha forte, é claro. Apesar de já existir há bastante tempo, o e-mail nunca caiu em desuso. E é difícil que isso aconteça, já que o usamos para fazer diversas coisas online, em especial realizar cadastros em redes sociais, sites diversos, lojas virtuais, dentre outras coisas.

Imagine o perigo e o estrago que seria se alguém conseguisse invadir a sua conta de e-mail. Eles poderiam redefinir a senha de todas as suas redes sociais, lojas virtuais em que você compra e que já têm até o cartão de crédito cadastrado e até mesmo descobrir o e-mail de pessoas próximas a você, como parentes e amigos. Sem falar em mensagens pessoais que você eventualmente trocar.

Por isso é de fundamental importância manter a sua conta de e-mail protegida. E as duas principais medidas de segurança são:

  1. Uma senha forte e difícil de descobrir;
  2. Ativando a verificação em duas etapas.

A senha é como se fosse a primeira camada de segurança. Uma pessoa mal-intencionada, como um hacker, pode usar vários subterfúgios para descobrir a sua senha. Desde malwares espiões até mesmo engenharia social.

Suponha que ele conseguiu descobrir a sua senha e passar pela primeira camada de segurança. Daí ele se depara com a segunda camada de segurança, que é impossível de ser quebrada por meios virtuais.

A verificação em duas etapas envia para você, seja por SMS ou através de um aplicativo específico, um código que deverá ser digitado na tela de login do e-mail. Sendo assim, se um hacker quiser invadir o seu e-mail, além de descobrir a senha ele precisará também estar de posse do seu smartphone. E isso dificulta ainda mais o trabalho.

Ativando a verificação em duas etapas no Outlook

Se você usa o Outlook como serviço de e-mail principal, vamos ensinar neste tutorial como você pode ativar a verificação em duas etapas e deixar o seu e-mail ainda mais protegido.

Antes de começarmos, você precisará baixar um aplicativo autenticador em seu smartphone. É por meio dele que você receberá os códigos para conseguir entrar no seu e-mail sempre que o acessar por algum computador novo. Existem várias opções no mercado, sendo as principais:

Todas as quatro opções indicadas acima estão disponíveis para Android e iOS.

Tutorial

Passo 1. Acesse a sua conta do Outlook.

Passo 2. Quando estiver na caixa de entrada, clique na sua foto de perfil, que está localizada no canto superior direito da janela e depois clique na opção “Minha conta Microsoft”.

Passo 3. Na próxima tela procure pela seção “Segurança (Security)”, que geralmente fica no final da página. Clique nela.

Passo 4. Caso você não tenha ainda ativado a verificação em duas etapas verá a mensagem “Two-step verification – Turn on”. Clique nela para começar a ativar a verificação em duas etapas.

Passo 5. Agora será preciso identificar a sua identidade. Para isso a Microsoft enviará um código para o seu e-mail ou uma chamada de texto para o telefone cadastrado. Ainda há a opção de receber uma ligação, também no telefone previamente cadastrado. Em nosso caso escolhemos receber um e-mail.

Passo 6. Agora você deverá confirmar que é realmente o dono do e-mail digitando o endereço dele na próxima tela. Depois clique em “Send code”.

Passo 7. Agora é só digitar no campo especificado o código que foi enviado para o seu e-mail, conforme mostra a imagem abaixo.

Passo 8. Se você não instalou o Microsoft Authenticator, deve fazer isso agora. Se já instalou é só logar na conta clicando em “Next” e depois escaneando o QR Code que aparecerá na tela.

Passo 9. Neste passo talvez você precise confirmar a senha do seu e-mail. Faça isso nesta tela. Em seguida clique em “Entrar”.

Passo 10. Muito bem! Agora você está dentro da seção de segurança do Microsoft Outlook. Veja que no canto superior direito há a informação de que a verificação em duas etapas está desligada. Clique em “Manage” para ativar.

Passo 11. Na próxima tela clique em “Next” e conclua a configuração. No final você verá um código de backup que deverá ser usado caso você perca o celular com o aplicativo Microsoft Authenticator.

E é isso! Sempre que você for usar a sua conta do Outlook em outro computador ou dispositivo, você vai precisar entrar no Microsoft Authenticator e digitar o código que aparece lá. Sem ele é impossível acessar a sua conta de e-mail do Outlook.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X