Já comentei em outras ocasiões sobre alguns aspectos importantes para quem deseja levar o Instagram de forma mais profissional, como, por exemplo, conhecer as medidas ideais de postagens utilizadas na plataforma e o passo a passo para inserir link nos stories. Na matéria de hoje vamos para mais uma dica relevante, o agendamento de postagens. Por mais que você se dedique ao seu perfil haverá momentos em que não será possível pegar o seu smartphone e e publicar novas postagens, seja no feed ou no stories,
Um dos mangamentos para quem busca reforçar o engajamento do perfil é ser bem focado em relação ao fluxo de publicações e da forma inteligente de postar. Com base em informações de uma conta comercial, por exemplo, você consegue entender como está a interação com seu perfil em relação às suas postagens, acessando até os horários ideias para as postagens. É por essas razões que ter um certo didatismo na forma de publicar é tão importante, e, nesse aspecto, o agendamento de posts automatiza o processo. Com o passo a passo que iremos mostrar abaixo você poderá agendar tantos fotos e vídeos que ficam diretamente no seu perfil, quanto os vídeos da área do IGTV.
Um fato curioso é que o agendamento de posta no Instagram de forma nativa é uma novidade na plataforma, foi liberado somente este ano. Até então, os perfis comerciais que buscam o agendamento de posts tinham que recorrer a soluções de terceiros. Algumas continuam sendo muito interessantes, falaremos sobre uma delas mais adiante. Em outras redes, como o Youtube e o Facebook o agendamento de postagens é uma realidade faz tempo.
Como agendar posts no Instagram pelo Estúdio de Criação
A forma que o Instagram implementou de forma nativa o agendamento de posts tem relação com uma ferramenta de gerenciamento do Facebook, o Estúdio de Criação. Essa ferramenta, que é um verdadeiro painel de monitoramento e controle, reúne um conjunto de ferramentas para publicar, gerenciar, monetizar e mensurar o conteúdo das páginas do Facebook e do Instagram.
Para começar o procedimento de agendamento de posts do Instagram a primeira coisa que precisamos fazer é acessar a página do Estúdio de Criação, e clique em começar – caso seja solicitado, realize o login na sua conta do Facebook.
Pronto, agora você já está na tela inicial do Estúdio de Criação. A plataforma tem uma interface bem intuitiva e é cheio de informações relacionadas às publicações das suas páginas do Facebook, como, por exemplo, o envolvimento com as postagens dos posts da página no Facebook do seu negócio.
Em relação ao Instagram precisamos fazer a integração com o Estúdio de Criação, para isso você tem que clicar sobre o ícone que o simboliza, localizado na parte superior da tela, ao lado do Facebook, e em seguida em conectar a sua conta. Quando você vincula sua conta ao Estúdio de Criação você consegue:
- Lidar com o agendamento de posts;
-
Acessar todo o seu conteúdo e tipos de publicações na biblioteca de conteúdo;
- Ver o desempenho de cada publicação;
- Utilizar filtros para manter a organização;
-
Descobrir como as pessoas encontram seu conteúdo.
Após clicar em conectar sua conta, clique em OK, para realizar essa integração com o Estúdio de Criação. Lembre que para o agendamento de conteúdo você precisa ter uma conta comercial.
Pronto, com a sua conta vinculada, ela já começará a ser exibida no Estúdio de Criação, e agora você pode começar a trabalhar com suas publicações agendada. Comece o processo clicando sobre o botão criar publicação, localizada no canto superior esquerdo. Agora você pode determinar se essa publicação será para o feed do perfil se é um conteúdo relacionado a área do do IGTV.
Agora você começará o processo normal de publicação do conteúdo no Instagram. Faça o upload da sua foto ou vídeo e insira a legenda e hashtags, caso faça parte do seu planejamento a utilização. Após o processo de edição finalizado, clique sobre o botão publicar. Ao invés de publicar agora você irá lidar com o campo abaixo, programação. Agora escolha a data e horário para aquela publicação. Em biblioteca de conteúdo você consegue gerenciar suas publicações, como cancelar a programação.
Programar posts por softwares de terceiros
Mesmo com a edição da programação nativa de posts do Instagram o uso de softwares de terceiros continua tendo espaço, principalmente porque o Estúdio de Criação não permite o agendamento de stories. Abaixo indicamos 3 ferramentas para você lidar com o agendamento de posts do Instagram.
Postgrain – essa primeira indicação pode ser testada gratuitamente por um tempo, mantendo o gerenciamento de até 2 contas e agendamento de até 8 posts por mês. A melhor saída é assinar o serviço, são 4 opções de assinatura, variando em relação a quantidade de perfis que podem ser gerenciados. Além do feed o agendamento também pode ser aplicado no conteúdo do stories.
Buffer – a segunda opção é o Buffer, que lida com a programação de posts para o Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest e Linkedin. No caso do Instagram o agendamento vale apenas para conteúdo do feed, o stories fica de fora. No modo gratuito é possível vincular apenas uma conta e lidar com o agendamento de até 10 posts.
Later – além do desktop o gerenciamento também pode ser realizado diretamente por um aplicativo. A interface é muito bonita e de fácil entendimento e no caso do modo gratuito é possível gerenciar um perfil e gerenciar até 30 posts. Somente o conteúdo do feed pode ser programado. Para os que desejam pagar pelo serviço, há planos para uso pessoal e para grandes empresas.
Deixe seu comentário