Aprenda como transferir dados e aplicativos para um novo smartphone

Aprenda como transferir dados e aplicativos para um novo smartphone

Os smartphones estão mudando; portanto, a maneira como transferimos nossos dados para um dispositivo recém-adquirido também mudou. Até um tempo atrás o padrão era a transferência do conteúdo para uma outra unidade de armazenamento, como o cartão de memória. Hoje, no entanto, muitos aparelhos nem oferecem mais entrada para esse tipo de unidade extra memória. Felizmente, há outros métodos para realizar essa transferência de arquivos, mover seus vídeos, fotos, contatos, etc está ainda mais fácil e intuito, neste artigo mostramos o passo a passo para você conseguir realizar esta tarefa.

Começamos usando as ferramentas do Google para transferir dados para um novo telefone. O serviço em questão é o Google Drive.Abra o aplicativo e, em seguida, clique no ícone de três linhas horizontais no canto superior esquerdo da tela. Então vá para configurações. Clique em Backups. Se a opção de backup automático estiver ativada por padrão, pode ficar tranquilo. Caso contrário, devemos ativar esta possibilidade, para isso, vá até configurações, fazer backup e redefinir e clique no botão fazer backup agora. 

Dessa forma, o Google Drive salvará dados do aplicativo, mensagens de texto, configurações do dispositivo (incluindo senhas), histórico de chamadas e contatos. O processo de gravação pode demorar um pouco, dependendo da quantidade de dados a serem salvos.

Para fotos e vídeos será necessário um app extra, precisamos acessar o Google Fotos. Após abrir o app, vá para configurações (encontrado no botão com as três linhas horizontais no canto superior esquerdo). Lá, clique em Backup e sincronização, ative este recurso. O Google explica que fotos com mais de 200 MB ou 150 MP; vídeos com mais de 10 GB e itens com menos de 256 x 256 não podem ser armazenados nesse backup em nuvem do Google Fotos. Em relação aos formatos de arquivo, o backup do Google Fotos aceita imagens em jpg, png, webp e alguns tipos de RAW. Live Photos, recurso presente no iPhone e iPad, também podem ser salvos, assim como vídeos em mpg, .mod, .mmw, .tod, .wmc, .asf, .divx, .mov, .m4v, .3gp, .3g2, .mp4, .m2t, .m2ts, .mts e .mkv. 

Você verá algumas opções adicionais. Vale a pena verificar o tamanho dos arquivos transferidos. Como você pode ver, a criação de um backup de fotos de alta qualidade não ocupará espaço no Google Drive, mas se você quiser manter o tamanho original das suas fotos, você terá uma limitação no modo gratuito para armazenamento (15 GB). Caso você necessite de mais espaço pode passar para o plano pago de backup, 100 GB de espaço por R$ 6,99/mês.

Em relação ao backup de contatos, podemos recorrer a um conjunto de etapas no próprio aparelho que irá gerar um arquivo externo que depois pode ser restaurado. O próprio backup do Google Drive também cuida dessa finalidade da restauração dos contatos. Os passos que você precisa seguir são os seguintes: após você ativar o backup do Google Drive como vimos acima, e o processo já ter sido finalizado, no outro dispositivo que receberá os dados, vá até configurações; Google; configurar e restaurar; restaurar contatos. O aplicativo irá localizar o backup ativo, indicando o número de contatos salvo e quando foi realizado pela última vez; clique sobre essas informações e em seguida no botão restaurar.

Se você está preocupado com o seu progresso nos jogos, fique calmo – a maioria usa os serviços do Google Play Games, que, por sua vez, oferecem suporte à gravação na nuvem. Muitos títulos mantêm registros em seus próprios servidores – basta fazer o login depois de mudar para um novo smartphone.

Aos proprietários do iPhone, a transferência de dados do iOS para um novo dispositivo Android funciona de maneira semelhante. Faça o download do Google Drive na App Store e, em seguida, entre com as credenciais de login da sua respectiva conta do Google. Acesse o aplicativo, clique nas três linhas no canto superior esquerdo e depois em Configurações e Backup. A partir deste nível, podemos transferir nossos contatos, eventos da agenda e também fotos e vídeos.  Evidentemente que você também pode realizar o procedimento de backup pela ferramenta mais habitual do ecossistema da Apple, o iTunes. O processo é descrito no próprio site da Apple.

Se você deseja evitar o uso do Google Drive, há métodos alternativos. Alguns fabricantes oferecem seus próprios sistemas para transferência direta de arquivos de um telefone antigo para um novo. A Huawei, por exemplo, tem o Phone Clone, ele permite a transferência de dados não apenas de outro smartphone da mesma marca, mas também de outras companhias e até do iPhone. Outro aplicativo fantástico para essa transferência de arquivos é o MobileTrans, assim como no caso do iTunes é preciso utilizar o computador. O app é capaz de transferir contatos, mensagens, vídeos, fotos, músicas, anotações, aplicativos, papeis de parede e lembretes de voz.

Pronto, esses são as melhores formas de você trasnferir dados entre dispositivos, independente se utilizam o sistema Android ou iOS.

Você também deve ler!

O que é e como se proteger do Phishing, um dos golpes mais frequentes na internet

Tudo o que você precisa saber o novo Microsoft Edge, baseado no Chromium

Melhores navegadores para Android

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X