Aprenda a fazer impressões 3D para sua casa

Aprenda a fazer impressões 3D para sua casa

As impressoras 3D estão cada vez mais presentes nas nossas vidas, seja materializando objetos para uso doméstico, ou provendo soluções para as mais importantes finalidades, como as máscaras e escudos faciais utilizados na batalha contra o novo coronavírus (COVID-19). 

E, é justamente neste período de quarentena, isolados dentro de nossas casas, que a todo momento nos vemos com o desejo de consumir produtos que nos tragam mais conforto,
que facilitem o nosso dia-a-dia, e que torne a nossa rotina mais agradável. E seria ainda melhor, se existissem caminhos para produzir os nossos próprios utensílios, customizados, de forma sustentável e por um custo significativamente menor.

Faça os downloads gratuitos, das peças acima, e imprima!
Máscara facial:
Vaso Darth Vader
Suporte de escovas de dente:

Elefante escorredor:
Copos de medida:
Pomo de ouro:
Castelo:
Suporte de papel higiênico Hogwarts

Existem mais de 50 sites que funcionam como bibliotecas de arquivos para impressão 3D, disponibilizados de forma gratuita ou paga, como o Cults3D (www.cults3d.com) e o Thingiverse (www.thingiverse.com), opções mais conhecidas.

Mas a pergunta de todos, no primeiro contato com este universo tridimensional, seria: “como funciona uma impressora 3D?”, e a resposta é muito mais simples do que você imagina.

O fluxo de uso baseia-se em:
1. Baixar um objeto 3D (arquivo para impressão 3D);
2. Enviar a um programa (fatiador);
3. Configurar os parâmetros da sua impressão;
4. Enviar o arquivo para a máquina e iniciar a impressão.

 

Você conheceu aqui, dois lugares onde poderá encontrar estes e outros milhões de projetos gratuitos para download, mas considere também a possibilidade de produzir seus próprios objetos, através do uso das ferramentas (digitais) corretas.

Você pode acessar sites e programas para modelar as suas próprias peças, como por exemplo o Tinkercad, direcionado inicialmente para crianças, mas que serve justamente para te introduzir neste ambiente criativo e ilimitado, de objetos materializados. É realmente muito fácil! Mas existem também, programas para uso profissional, confira aqui o Top 5 que publicamos com os melhores softwares para modelagem 3D.

Como neste caso abaixo, onde foram produzidos pinos de sustentação, que seguram as prateleiras dentro dos armários e estantes. Rapidamente a peça foi modelada neste site e materializada, com a impressora 3D.

 

O próximo passo deste processo, seria enviar o projeto (baixado ou modelado) para o fatiador, para que possa ser feita a configuração da impressão. Uma das opções indicadas é a Flashprint, da marca de impressoras 3D Flashforge, que tem sido reconhecida no mercado mundial pela interface intuitiva simplificada, mas, mesmo assim, disponibilizando os recursos que você precisa para suas impressões.

Este software basicamente irá determinar a forma como a peça será produzida, disponibilizando ao usuário um controle mais apurado de todos os parâmetros, como velocidade, temperatura, espessura do filamento, entre outros.

O “cubo” representado na imagem acima, é a área de impressão da sua máquina, onde você pode inserir e alocar quantas peças quiser, desde que não ultrapasse os seus limites.
Basta baixar o arquivo e arrastar para dentro desta tela. Após realizar a configuração da peça no programa, você poderá exportar e enviar para a sua máquina através de um pendrive, wifi ou cabo usb, para que se dê início ao processo de impressão.

Conseguimos um cupom de desconto de R$ 200 na Fast Shop para uma impressora que entendemos como recomendada para você entrar nesse universo. A Finder da Flashforge. Clique aqui para acessar o link do produto. Na parte de cupom/descontos basta digitar 3D200.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X