Melhores softwares para modelagem 3D

Melhores softwares para modelagem 3D

No passado, a criação de modelos 3D exigia um software caro, executado em sistemas operacionais adaptados e hardware especializado. Não mais. Agora, a maioria dos computadores possui desempenho gráfico suficiente para modelar projetos bastante complexos, como o interior de um prédio ou instalações de impressão 3D, e com a popularização e redução no preço das impressoras 3D cada vez mais pessoas estão se interessando por aprender a modelar suas próprias peças e posteriormente passar para a impressão. Abaixo separamos os 5 melhores softwares para modelagem 3D.

 

Autodesk 3DS MAX

O Autodesk 3DS MAX é uma poderosa ferramenta de modelagem 3D, que é especialmente popular entre as pessoas que criam animações, recursos de jogos e simulações. Ele é frequentemente comparado ao  Maya, por ter um conjunto similar de ferramentas para modelagem 3D.

As funções padrão incluem esqueletos e cinemática inversa, simulação de tecido, aparência e controle de caracteres para bípedes. Para fins de modelagem, o 3DS Max suporta a construção de polígonos convencional, NURBS, bem como manchas de superfície.

As imagens podem ser geradas usando uma ampla gama de sistemas de renderização, incluindo Renderman criado pela Pixar e mental ray. Evidentemente que o software tem algumas desvantagens, e que vale o destaque é que se você usar vários plugins, eles poderão interagir de uma maneira um tanto imprevisível. E plugins complexos que carregam seu computador às vezes podem causar instabilidade no 3DS Max. Outro. O 3DS Max é um software bem completo e referência no mercado, mas também é caríssimo, ele atua como um SaaS, software como serviço. Ao invés de você comprar o software você paga uma assinatura, que pode ser mensal, por um ano ou por três anos. A mensalidade é R$ 651,31. 

O 3DS Max é utilizado frequentemente no setor imobiliário e de arquitetura, educação, animação e games. Os estúdios de TV usam este software para efeitos especiais.  Por exemplo, “Avatar” contém gráficos 3D criados no 3DS Max

Rhinoceros

Quando o Rhinoceros apareceu pela primeira vez, a maioria dos sistemas de modelagem 3D executava geometria básica e vários splines oferecidos, mas quase nenhum deles conseguiu lidar com o NURBS. Para modelar com precisão o corpo do veículo ou da aeronave, as superfícies NURB, com sua capacidade de se curvatura, e o Rhinoceros é o rei indiscutível dos NURBS.

Este software pode pode esculpir objetos, personalizar as digitalizações LIDAR, trabalhar com malhas de outros sistemas e até renderizar cenas usando raytracing. No geral, este produto é ótimo para prototipar peças mecânicas ou criar projetos conceituais e depois transformá-las em objetos físicos usando impressão 3D.

ZBRUSH

 O ZBRUSH é o companheiro perfeito para modelagem, ainda mais se depois você partir para a impressão 3D. A maioria dos softwares de modelagem 3D é adequada para impressão 3D – desde que a geometria possa ser exportada. No entanto, alguns programas são mais adequados para esse fim do que outros. E é assim que acontece com o programa ZBrush. É popular entre os artistas que desejam imprimir seus modelos em uma impressora.  É usado para criação de ilustração, impressão 3D, visualização, design de automóveis e joias. Os artistas costumam usá-lo para criar personagens realistas, modelos de pessoas, animais e outras coisas. No entanto, para fins de animação, você também deve usar outros programas como Blender ou Maya. O ZBrush é bastante complicado e não é fácil dominá-lo, portanto, você precisará dedicar tempo para domar este software. 

Blender

O Blender é uma daquelas ferramentas que qualquer pessoa pode usar e usar sem se preocupar com o custo ou com a atualização,já que se trata de um software gratuito e de código aberto. Enquanto outras ferramentas se concentram na modelagem ou renderização de partes do processo 3D, o Blender fornece todo o processo, desde modelagem, animação, simulação, renderização, composição e até a edição de vídeo. Ele ainda possui um fluxo de animação 2D, se você deseja combinar elementos 2D com modelos 3D.

Como o código-fonte desse software é aberto, há uma grande comunidade de programadores que ampliaram a funcionalidade do Blender para competir com as soluções pagas. Muitos o colocam o Blender em pé de igualdade com o 3ds Max.   O problema é que o Blender nem sempre é compatível com os concorrentes diretos, como Maya e 3D Max. A comunidade do Blender cresceu bastante ultimamente. Se você está entrando nesse universo da modelagem e design e tem quer um programa gratuito, o Blender é para você.

Autodesk Maya

 Maya é um conjunto sólido de ferramentas de modelagem que é inigualável. Possui muitas ferramentas e elementos poderosos que juntos formam uma enorme combinação. Isso também significa que é um dos programas mais complexos e difíceis de dominar. Este foi um dos primeiros sistemas comerciais de renderização em 3D a introduzir cabelos e peles, e continua sendo o padrão da indústria para criação e modelagem de personagens em 3D.

Seus pontos fortes são a criação e o movimento de personagens e a simulação de elementos naturais como água, fogo, tempestades de areia e explosões. A versão mais recente agora inclui efeitos procedimentais do Bifrost, permitindo a construção de elementos complexos usando solucionadores dinâmicos.

Você também deve ler!

Top 5: melhores programas para monitorar o hardware do seu PC

Top 5: melhores programas para recuperar arquivos

Top 5: melhores truques para tornar o Google Fotos ainda mais útil

Melhores programas para converter vídeos

Os melhores aplicativos para digitalização de documentos

Top 5: melhores programas para desfragmentação do HD

Melhores softwares para gravar a tela do seu computador ou smartphone

Melhores aplicativos para otimizar o desempenho do Android

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X