Obtendo acesso de root

A principal escolha ao comprar um aparelho com o Android é se você quer “apenas usar’, mantendo o sistema em modo usuário e se limitando às atualizações disponibilizadas pelo fabricante, ou se você quer ter acesso completo de root, com liberdade para usar aplicativos que exploram o hardware de maneiras não previstas e testar versões modificadas ou portadas do sistema. Outra vantagem é que você obtém acesso irrestrito a todas as pastas e configurações do sistema, com liberdade para ajustar as configurações do transmissor 3G ou qualquer outra modificação que quiser testar.

Para obter acesso de root, é necessário procurar por algum exploit para o modelo e a versão do Android usada. Esta é uma corrida de gato e rato, já que conforme o sistema evolui, muitas brechas são fechadas e outras são descobertas, em uma corrida similar à que temos no caso do jailbreak do iPhone.

Como cada aparelho é um caso, não existe outra solução senão pesquisar pelos arquivos necessários no seu caso, pesquisando por “root acess modelo versão”, como em “root access motorola milestone 2.1”. Além do Google, quatro bons lugares para pesquisar são o http://www.mydroidworld.com, o http://theunlockr.com/how-tos/android-how-tos/, o http://forum.xda-developers.com e o http://forum.cyanogenmod.com/forum/, ou em português no http://forum.portalandroid.org/.

No caso do Motorola Milestone com o Android 2.1, por exemplo, é necessário obter dois arquivos, o “vulnerable_recovery_only_RAMDLD90_78.zip” disponível no http://and-developers.com/sbf (link no final da página) e do “milestone_root.zip”, disponível no http://www.4shared.com/file/253172176/f78e0294/milestone_root.html

O primeiro arquivo é um “backport” de uma vulnerabilidade disponível no firmware 2.01, enquanto o segundo inclui as modificações necessárias para ativar o acesso de root.

Para gravar o primeiro arquivo é usado o RSDLite, uma ferramenta da Motorola para desenvolvedores que permite regravar firmwares. ele não está disponível para o público, mas pode ser encontrado facilmente pesquisando no Google por “RSDLite4.6.msi”. No caso do Windows 7, é necessário executá-lo em modo administrador, acessando as propriedades.

com ele instalado, conecte o telefone em modo de depuração USB (marcando a opção “Aplicativos > Desenvolvimento > Depuração USB” e em seguida clicando sobre a área de notificação e mudando o modo de conexão USB para “nenhum”) e em seguida abra o RSDLite. depois que ele detectar o aparelho (pode demorar um pouco), selecione o arquivo e aplique a atualização:

Ele reiniciará o aparelho no meio da atualização (nos 33%) e em seguida testará a atualização antes de concluir. No final, é recomendável reiniciá-lo mais uma vez antes de voltar a usá-lo.

Esta modificação apenas restaura a brecha que era usada na versão 2.0.1, permitindo o uso do exploit. O segundo passo é instalar o milestone_root.zip, usando o modo de depuração.

O primeiro passo é renomear o arquivo para “update.zip” (no Windows, desmarque a opção de esconder as extensões de arquivos no explorer, caso contrário ele vai duplicar a extensão) e o copie para o cartão de memória (é necessário desativar o modo de depuração nas configurações e mudar o modo do USB novamente para “Gerenciamento do cartão de memória”).

Com o arquivo copiado, desligue o aparelho, pressione o botão da câmera e o ligue novamente sem soltá-lo até que apareça o triângulo de aviso:

Nesse ponto é necessário pressionar simultaneamente o botão da câmera e o botão de aumentar o volume para acessar o menu de serviço. O tempo de tolerância do sistema é extremamente baixo, por isso você vai precisar tentar várias vezes até conseguir:

No menu de serviço, ative a opção “apply sdcard:update.zip” usando o direcional. Está disponível também uma opção para fazer um hard-reset, apagando todos os arquivos. A atualização é bastante rápida, mas mesmo assim é sempre bom certificar-se de que a bateria está carregada antes de fazê-la. No final, você verá um “Rooting your phone… Istall from sdcard complete”. Nesse ponto é só voltar ao menu e reiniciar o aparelho usando a primeira opção.

Com o modo root ativo, você ganha acesso a todos os aplicativos que precisam de acesso irrestrito ao sistema para funcionar, como o Android-wifi-tether (http://code.google.com/p/android-wifi-tether/) que permite compartilhar a conexão via Wi-Fi no Android 2.1, o Android-nc-server (http://code.google.com/p/android-vnc-server/) que permite controlar o telefone através do PC, entre muitos outros.

Você ganha também a possibilidade de modificar a imagem do sistema, ou de instalar ROMs modificadas, o que pode ser feito facilmente (uma vez que o aparelho estiver em modo root) usando o “Rom Manager”, que está disponível no Android Market. Ele permite baixar e gravar ROMs modificadas, bem como fazer e restaurar backups das imagens atuais.

Um dos projetos mais conhecidos é o Cyanogenmod (http://www.cyanogenmod.com/), que disponibiliza firmwares modificados e atualizações para diversos modelos. Ele é uma das melhores fontes para quem procura atualizações para modelos descontinuados (como no caso do HTC G1) ou quer se livrar dos aplicativos do Google e dos crapwares incluídos pelas operadoras.

Uma palavra de cautela no caso dos aparelhos nacionais é que quase sempre as imagens disponíveis são para as versões Europeias dos aparelhos, que geralmente não incluem a tradução para o Português (ou oferecem apenas o Português de Portugal), utilizam layouts de teclado diferentes e ainda por cima nem sempre oferecem suporte às frequências 3G usadas por aqui, fazendo em muitos casos com que o aparelho opere em modo EDGE/GPRS até que o firmware seja substituído pelo correto.

Concluindo, o RSDLite pode ser usado também para gravar firmwares diversos em aparelhos da Motorola, que podem ser baixados no http://and-developers.com/, permitindo instalar um firmware de uma operadora nacional em um aparelho GSM da Europa, por exemplo. No site estão disponíveis dois tipos de firmwares, as versões regulares (que vêm sem aplicativos extras) e as versões de serviço (Service Versions) que vêm com as personalizações e aplicativos das operadoras.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X