Conectando via USB no Windows

Praticamente todos os fabricantes disponibilizam algum software de conexão que automatiza a configuração no Windows, como é o caso do Mobile Partner, usado pelos modems da Huawei e do Nokia PC Suite, que oferece a opção de conectar à web usando o telefone.

Como pode imaginar, estes softwares são na verdade apenas facilitadores destinados a reduzir as chamadas de suporte. Você pode conectar usando as próprias ferramentas do sistema, criando uma conexão dial-up e conectando diretamente. Se você é da época do acesso discado, vai com certeza ter flash-backs das lembranças felizes (ou nem tanto) dessa época. 🙂

O primeiro passo é fazer com que o sistema detecte o modem. Diferente do Linux, onde o suporte a modems USB é provido pelo módulo “usbserial”, incluído diretamente no Kernel, no Windows você geralmente precisará instalar o software de comunicação (que inclui os drivers necessários) para que o sistema seja capaz de usar o modem.

Com o modem ativado, acesse o “Painel de Controle > Conexões de rede” e clique no “Criar uma nova conexão”, escolhendo o “Conectar-me à Internet > Configurar minha conexão manualmente > Conectar-me usando um modem dial-up”, como se estivesse configurando uma conexão discada. Escolha o modem USB na lista (em vez do modem discado onboard que provavelmente estará também disponível) e especifique o número de discagem (*99# ou *99***1#), login e senha; os mesmos que vimos nos tópicos anteriores:

index_html_30454082

index_html_3e85a9

Com a conexão criada, você pode conectar através dela normalmente, usando o ícone no “Conexões de rede” ou no Desktop. Não é preciso especificar as strings de discagem ou ajustar as opções de conexão, pois o sistema obtém as configurações adequadas a partir do arquivo .inf incluído no driver do modem.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário