Definição de CRM

Por Carlos E. Morimoto. Há .

Customer Relationship Management. Um sistema de CRM consiste ao mesmo tempo num software de banco de dados e uma metodologia a ser seguida pelos funcionários. O objetivo é reunir informações sobre os clientes da empresa, que permitam traçar estratégias de marketing mais eficientes, implantar programas de fidelidade, etc.

Através do CRM a empresa pode por exemplo acompanhar os pedidos de cada cliente, e cruzando estes dados com o poder aquisitivo, escolaridade, etc., descobrir quais são os clientes com maior possibilidade de comprar novos produtos da empresa e concentrar as campanhas publicitários neles. As possibilidades são muitas, mas em compensação um sistema de CRM é muito caro e trabalhoso de implantar, é um investimento que paga-se apenas no longo prazo e tem uma chance muito grande de não dar em nada.

Veja também
Um toque de elegância: a história do exclusivo PS1 dourado produzido pela Sony em 1996
Um toque de elegância: a história do exclusivo PS1 dourado produzido pela Sony em 1996
Artigos
Seu Jorge usa fone de ouvido que purifica o ar e viraliza nas redes; mas será que funciona?
Seu Jorge usa fone de ouvido que purifica o ar e viraliza nas redes; mas será que funciona?
Notícias
Propaganda em todo lugar! Uber mostrará anúncios antes das corridas no Brasil
Propaganda em todo lugar! Uber mostrará anúncios antes das corridas no Brasil
Notícias
The Crew: Americanas faz promoção de game que não funciona mais
The Crew: Americanas faz promoção de game que não funciona mais
Games
Pesquisa revela que jovens estão trocando os consoles por dispositivos portáteis
Pesquisa revela que jovens estão trocando os consoles por dispositivos portáteis
Games
Qualcomm lança processadores Snapdragon X Elite e Plus para notebooks
Qualcomm lança processadores Snapdragon X Elite e Plus para notebooks
Hardware
true