O Youtube Music está aos poucos ganhando cada vez mais recursos voltados para a Inteligência Artificial, e o mais novo deles permite que você possa ter acesso a uma rádio com seleções de músicas a depender de apenas um prompt de comando.
A novidade cria uma espécie de playlist personalizada criada por inteligência artificial a depender do que o usuário deseja ou até mesmo baseado em um gosto ou ocasião. Saiba mais novidades.
Leia também:
Youtube lança recurso de IA para retirar música com direito autoral dos vídeos mantendo o resto do áudio
Youtube Premium ganhará mais opções de planos e possibilidade de dividir com amigos
Peça música do jeito que você quiser
O novo recurso ainda parece estar em fase de teste e por isso apareceu para poucas pessoas, mas já foi relatado e até mesmo demonstrado pelo 9to5Google. Quando disponível, ele aparece em um cartão no feed inicial chamado de “Ask for music any way you like”, ou seja, “Peça música do jeito que você quiser”, em tradução livre.
Quando o usuário seleciona essa opção, uma janela de chat é aberta, permitindo que ele insira um comando tanto digitando quanto falando. Alguns exemplos de comandos sugeridos pelo aplicativo incluem “refrões pop cativantes”, “trilhas sonoras épicas”, “hinos pop animados” e até “me surpreenda”. Essa interação torna a experiência de descobrir novas músicas mais dinâmica e personalizada.
Nas imagens é possível notar que ele mantém uma tag de “Experimento” no canto superior direito da tela, mostrando que o recurso ainda está em fase de testes. O Youtube também mostra uma mensagem revelando que o recurso é experimental, e por isso a qualidade e a precisão das respostas podem variar. A empresa pede para que os usuários não coloquem informações confidenciais e nem pessoais sobre si mesmo ou outras pessoas.
YouTube Music e a integração com IA
Durante o teste, eles usaram o prompt “batidas de hip-hop queer” para gerar a rádio. Em resposta, o YouTube Music criou uma coleção intitulada “rimas e fluxos do coração, uma celebração do orgulho queer na arte do hip-hop”. Ele então mostra as 3 primeiras músicas da rádio criada, com botões para tocar/pausar, salvar na biblioteca e o menu.
Contudo, ainda há espaço para melhorias, já que a terceira música da playlist gerada foi uma faixa de dança de RuPaul, mais próxima do house do que do hip-hop (provando que a precisão ainda precisa ser melhorada, como diz a mensagem).
Um recurso ainda em fase experimental
Até o momento, essa nova funcionalidade não está sendo amplamente testada. O 9to5Google encontrou apenas um thread no Reddit sobre o recurso, sugerindo que pode levar algum tempo até que seja amplamente disponibilizado.
Apesar disso, o potencial do recurso é inegável e pode se tornar um diferencial importante na concorrência entre os melhores serviços de streaming de música.
Diferente do streaming de TV ou filmes, onde cada serviço oferece conteúdo exclusivo, os serviços de streaming de música geralmente oferecem as mesmas faixas. Isso significa que eles precisam competir de outras formas, como no preço, qualidade do áudio (como áudio espacial ou sem perdas), e, principalmente, na descoberta e personalização de músicas. O Spotify, por exemplo, é conhecido por seus excelentes recursos de descoberta e recomendação, o que o torna popular entre os usuários. Os experimentos com IA do YouTube Music claramente têm o objetivo de desafiar essa liderança.