YouTube está testando funções que podem revolucionar a plataforma de streaming

O YouTube é, sem dúvida alguma, a maior plataforma de streaming de vídeos do mundo. No entanto, para se manter no topo, a empresa precisa sempre pensar em novas funções para o usuário. É justamente isso que a companhia está fazendo agora mesmo.

O YouTube está testando a implementação de um suporte a cursos, com novas maneiras de organizar e cobrar pelas aulas. Além disso, a empresa está trabalhando em uma maneira de possibilitar que os criadores de conteúdo coloquem múltiplas faixas de áudio em seus vídeos. Por fim, mas não menos importante, a empresa trabalha também para otimizar e refinar a busca dentro dos próprios vídeos. Nos próximos parágrafos dou mais detalhes sobre cada uma das novidades.

Leia também
O que é o YouTube Premium e como funciona?
Qual foi o primeiro vídeo postado no YouTube?

Suporte a cursos online

roshni split new 01 gif 1080 gray p1cgpju.gif?fit=scale&fm=pjpg&h=768&ixlib=php 3.3

Vamos começar falando da possibilidade do YouTube se transformar em uma plataforma para cursos online. A nova funcionalidade da plataforma de vídeos permitirá a organização de vídeos em cursos. Os criadores também têm a opção de tornar o conteúdo disponível de forma gratuita ou cobrar por ele.

Atualmente, canais que se dispõem a ensinar algum assunto, costumam organizar os vídeos que tratam sobre um mesmo tema em playlists. Ao que parece, o YouTube vai melhorar essa abordagem.

Isso pode transformar o YouTube em um sério concorrente para plataformas de ensino especializadas. No Brasil, as mais proeminentes são a Udemy e a Hotmart. Alguns cursos comercializados hoje na Hotmart, por exemplo, já hospedam seus vídeos no YouTube. Isso poderia até facilitar as coisas.

Múltiplas faixas de áudio

youtube multiplos idiomas audio.webp?fm=pjpg&ixlib=php 3.3

O YouTube está trabalhando também na possibilidade de incluir múltiplas faixas de áudio em um único vídeo. Isso possibilitaria a criação de dublagens em vários idiomas, por exemplo. Atualmente, muito conteúdo rico em informação técnica só está disponível em inglês. E no Brasil isso é um problema, pois exclui uma parcela significativa dos usuários. O suporte a múltiplas faixas de áudio pode resolver esse problema.

Para acessar essa opção, basta clicar no ícone de engrenagem no canto inferior direito do vídeo e escolher a faixa de áudio desejada. O YouTube até disponibilizou um vídeo onde podemos testar a novidade. O vídeo conta com 5 opções de idiomas.

O Google afirma estar testando essa funcionalidade com serviços de tradução e dublagem de terceiros, que utilizam inteligência artificial. Essa inovação pode ser benéfica tanto para os criadores quanto para o público. Enquanto os primeiros podem se livrar do árduo trabalho de dublar o conteúdo, o público terá a opção de assistir o vídeo no idioma de sua preferência.

Busca em vídeos otimizada

https://twitter.com/GoogleIndia/status/1604739905321828353

O Google está explorando também a possibilidade de facilitar a pesquisa de trechos específicos em um vídeo no YouTube.

Ao utilizar o app de Busca para abrir um vídeo, será exibida uma nova caixa de texto. Ao digitar um termo nela, é possível encontrar em que momento do vídeo ele aparece.

Além disso, os resultados da busca incluem uma transcrição do áudio, para que você possa entender sobre o que é aquela parte do vídeo. Se desejar ver mais, basta tocar no horário indicado abaixo do texto. Dessa forma, você será redirecionado direto para o trecho em questão.

Dessa forma, o YouTube ganha ferramentas importantes e que tornam a plataforma ainda mais completa. No momento, as novidades mencionadas acima estão em testes apenas na Índia. Mas tomara que elas cheguem logo para todos os países. O que achou das novidades?

Fonte: Google India e The Verge

Postado por
Cearense. 37 anos. Apaixonado por tecnologia desde que usou um computador pela primeira vez, em um hoje jurássico Windows 95. Além de tech, também curto filmes, séries e jogos.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!