YouTube é a principal fonte de notícias para os brasileiros, revela pesquisa

O que você anda vendo para se manter informado a respeito dos principais acontecimentos do mundo? Há alguns anos, a maioria das pessoas responderia que viam o jornal ou acompanhavam portais de notícias.

Porém, um novo relatório do Reuters Institute mostra que agora o YouTube é a principal fonte de notícias para os brasileiros. A plataforma de vídeos conseguiu superar a concorrência pesada do Facebook e do WhatsApp.

Leia também
06 curiosidades sobre o YouTube

YouTube ultrapassa Facebook e WhatsApp

A edição 2022 do Digital News Report, encomendado pelo Reuters Institute, revela que 43% dos brasileiros entrevistados usam o YouTube para se manterem informados. Isso representa 4 pontos percentuais a mais do que em 2021. Em segundo lugar aparece o WhatsApp, com 41% das respostas. O mensageiro caiu 2 pontos percentuais em relação ao ano passado. Em terceiro lugar aparece o Facebook, que era o líder desta pesquisa até 2021. Ele caiu 7 pontos percentuais.

YouTube subscribers

Não é novidade nenhuma que a TV vem perdendo espaço para a internet em todos os aspectos. E não poderia ser diferente com as notícias. Com a popularização das redes sociais e conexões cada vez mais rápidas, até mesmo as conexões móveis, é natural que os brasileiros gastem menos tempo na frente da TV e mais tempo com seus celulares/computadores.

O relatório mostrou que 64% dos entrevistados usam as redes sociais para se manterem informados. E apenas 55% ainda costumam ver os tradicionais jornais na TV. E essa distância vai ficando cada vez maior ano a ano. Em 2021, por exemplo, as redes sociais já estavam na frente da TV, mas por uma diferença ainda pequena. Era 63% para as redes sociais e 61% para a TV. Agora a diferença é de 9 pontos percentuais.

Facebook perde espaço para outras redes sociais

É interessante também ver a “dança das cadeiras” das redes sociais. Enquanto umas crescem, outras vão perdendo relevância. É o caso do Facebook, que vem perdendo cada vez mais relevância entre os brasileiros. Por outro lado, YouTube, Instagram e TikTok cresceram vertiginosamente.

Facebook

Levando em consideração apenas os relatórios de 2021 e 2022, o Instagram cresceu 5 pontos percentuais na pesquisa. Ele saltou de 30% para 35%, ficando em quarto lugar. O quinto colocado, que é o Twitter, tem apenas 13% de uso. O que é bem impressionante. Em seus primórdios, o Twitter tinha esse viés jornalístico muito mais forte.

E o Twitter está quase sendo ultrapassado pelo TikTok, que estreou na pesquisa do Reuters Institute apenas em 2022 e já exibe 12% de uso.

Porém, é importante salientar que o recorte da pesquisa é bem limitado. A pesquisa entrevistou apenas 2022 brasileiros entre os meses de janeiro e março. É uma amostragem bem pequena e que pode ser facilmente viciada. Mas, se a pesquisa tiver sido bem feita, já dá para termos uma ideia de quais plataformas os brasileiros mais usam para se manterem informados.

Fonte: Relatório Digital News Report (PDF)

Postado por
Cearense. 37 anos. Apaixonado por tecnologia desde que usou um computador pela primeira vez, em um hoje jurássico Windows 95. Além de tech, também curto filmes, séries e jogos.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!