Youtube cria sessão exclusiva para Podcast na plataforma

Os programas de podcast estão se tornando cada vez mais populares e já tomam uma grande porcentagem dos vídeos da plataforma Youtube. Pensando nisso, a empresa resolveu criar uma página dedicada a esse tipo de conteúdo.

A página ainda não está disponível para todos, chegando gradativamente para os usuários, e ajuda a encontrar podcasts de diversas áreas diferentes. Ainda assim, não substitui o Google Podcasts.

Leia também:

Qual foi o primeiro vídeo postado no YouTube?
Vídeos com mais de 1 bilhão de visualizações? YouTube criou uma playlist só para eles!

Nova página facilita encontrar conteúdo novo

podcast

A nova sessão dedicada aos vídeos de podcast não traz nenhum tipo de mudança na forma com que esse conteúdo é consumido na plataforma, ou seja, não é como o Youtube Music, que redireciona o usuário a um outro tipo de plataforma.

Na verdade, a intenção mesmo parece apenas organizar a página do próprio Youtube para que ela mostre apenas vídeos que são de programas de podcast. Dessa forma, os usuários podem encontrar novos conteúdos desse tipo dentro da plataforma, garantindo um novo potencial para esse tipo de busca.

Ela também não será uma nova aba na lateral esquerda. Para acessá-la será preciso primeiro escolher a aba “Explorar” e só então escolher a opção Podcast que estará dentro das categorias disponíveis. Pode ser que, com isso, o Google acabe investindo em algumas novas ferramentas voltadas para o consumo de podcasts, mas ainda não é nada certo.

podcast

A novidade já está disponível, mas para poucos usuários. Ela está sendo liberada de forma gradativa, então chegará para todos aos poucos. É possível ainda acessar a página por um link direto, clicando aqui, porém se ela ainda não estiver disponível na sua área, vai aparecer uma mensagem de erro.

Youtube pode se destacar no mercado de podcast?

Mesmo que o Youtube ainda tenha sua relevância e algumas pessoas ainda assistam a programas de podcast na plataforma, ela ainda não é uma referência nesse mercado em particular. Ainda existem muitas limitações para isso.

A maioria das pessoas que escutam podcast geralmente fazem pelo smartphone, então quem não tem uma conta do Youtube Premium não tem a opção de continuar a reprodução do vídeo com tela bloqueada, ou seja, a tela terá que ficar ligada a todo momento. Além disso, quem não é assinante também não pode fazer download para ouvir offline, algo que é muito destaque para esse mercado.

Claro que a opção de um conteúdo com vídeo garante uma diferenciada na forma de consumo, mas ainda assim o podcast é um conteúdo feito principalmente para áudio, então plataformas como Spotify e até mesmo o Google Podcast acabam sendo mais usadas para isso.

Além disso, o próprio Spotify já começa a melhorar seu serviço nesse sentido e já conta com suporte para vídeos em podcast na plataforma.

Fonte: 9to5Google e Android Police

Postado por
Redatora apaixonada por tecnologia, séries e jogos. Adoro explorar tendências tech, mergulhar no universo geek e transformar tudo isso em conteúdo que conecta e inspira!
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!