A Microsoft já tinha anunciado que o Windows 8.1 terá o seu fim no ano que vem, em 2023. Chegando na metade de 2022, eles já começaram a enviar para os usuários que ainda utilizam essa versão do sistema operacional, uma mensagem sobre o encerramento próximo.
Nas notificações, o usuário tem 3 opções para escolher. A primeira é programar para ser lembrado disso depois que o Windows 8.1 deixar de ter suporte, a segunda é pedir para ser relembrado em breve, e a terceira é entender melhor o que isso significa, principalmente não ter mais atualizações, e para isso é direcionado para o site oficial da Microsoft.
Leia também:
13 curiosidades sobre o Windows
Windows 11 ganha popularidade, mas o Windows 10 ainda é campeão de uso
Windows 8.1 chegará ao fim em 10 de janeiro de 2023
O aviso também revela que a data que inicia o encerramento do Windows 8.1 é 10 de janeiro de 2023. A partir desse dia, o sistema operacional já não contará mais com atualizações de segurança, o que acaba aumentando a fragilidade e a oportunidade para ataques de softwares.
Também não será mais possível ter acesso as atualizações pagas, como por exemplo o Extended Security Update (ESU), então nem assim dará para continuar com o Windows 8.1 de forma segura.
Mas, de qualquer forma, a notícia não é tão impactante quanto foi o encerramento do Windows XP, por exemplo. Isso porque o Windows 8.1 sempre foi tido como uma versão fracassada do sistema operacional e hoje em dia poucas pessoas ainda usam em suas máquinas.
Durante o seu lançamento em 2013 ela não teve um sucesso que a empresa esperava. A versão Windows 8.1 chegou como uma solução para resolver alguns problemas do Windows 8, principalmente a volta do menu Iniciar, que foi retirado e não agradou muitos fãs da empresa. Porém não deu muito certo.
Só que, ainda assim, muitas empresas ainda usam o Windows 8.1 atualmente, e com o fim do suporte esses computadores se tornarão mais susceptível a ataques de malwares de diversos tipos, e por isso a importância de atualizar para outra versão do SO antes do ano que vem.
Caso a máquina seja compatível com o Windows 11, ela é a versão mais atual. Caso não seja, ainda é possível migrar para o Windows 10, que continuará tendo suporte até 2025.