Windows 11 ganha alguns recursos para se integrar mais ao Android

Durante a CES 2022 o Google anunciou algumas novidades do Android relacionadas com o Windows 11. Agora os PCs com o novo sistema operacional da Microsoft vão ter o Nearby Share. É um recurso similar ao AirDrop, da Apple, mas compatível com smartphones Android. Outra funcionalidade que desembarca no Windows 11 é a Fast Pair, que agiliza o pareamento de dispositivos Bluetooth.

A partir de agora, com as duas funções habilitadas no Windows 11, os usuários poderão conectar seus smartphones Android com o sistema operacional para desktops. Daí será possível sincronizar mensagens, transferir arquivos entre os dispositivos pela rede Wi-Fi e configurar periféricos Bluetooth rapidamente. O lançamento destes dois recursos deixará os sistemas Android e Windows mais conectados entre si.

Sem falar que é uma tentativa do Google de bater de frente com a Apple, cujo ecossistema já se comunica muito bem. Se alguém possui um iPhone, iPad e um Apple Watch, sabe como é fácil transmitir dados e informações entre os dispositivos pela rede wireless.

nearby share windows

Mas não se engane achando que são tecnologias novas. O Fast Pair, por exemplo, tem 4 anos de idade. Ele foi lançado em 2017 para facilitar o pareamento de dispositivos Bluetooth em aparelhos diferentes. Então, caso você tenha um fone de ouvido Bluetooth pareado com o seu smartphone mas quer pareá-lo com o computador, basta apertar um único botão. Acer, HP e Intel já estão trabalhando para lançarem notebooks com a novidade instalada de fábrica.

Siga o Hardware.com.br no Instagram

Fast Pair compatível com Chrome OS

Além do Windows 11, o Fast Pair também passa a ser compatível com os Chromebooks. Esses notebooks usam o sistema operacional do Google, o ChromeOS. E é até curioso que eles ainda não tenham compatibilidade com a tecnologia. Dessa forma, ao ligar fones de ouvido compatíveis com o Fast Pair, o Chromebook vai identificá-los automaticamente e realizar a conexão. Sem que você precise apertar um único botão.

Se você adquirir um novo Chromebook ainda este ano, poderá usar seu telefone Android para configurá-lo rapidamente e obter acesso imediato a todas as informações que já salvou, como seu login do Google e sua senha Wi-Fi”, disse a empresa em um comunicado oficial.

1. Quick setup Chrome OS to Android

Melhorias na conectividade Bluetooth

Além das novidades mostradas acima, o Google está desenvolvendo uma nova tecnologia que promete melhorar a conectividade Bluetooth. Como assim? Com ela será possível alterar a conexão do fone Bluetooth entre vários dispositivos.

Funcionará mais ou menos assim: imagine que você esteja assistindo a um filme ou série no seu notebook. O fone de ouvido Bluetooth está conectado ao notebook e, portanto, reproduzindo o áudio do notebook. Mas daí você recebe uma ligação no seu celular. Com esta nova tecnologia, o filme no notebook seria automaticamente pausado, a conexão do fone de ouvido migraria para o smartphone e você poderia então atender a chamada sem remover os fones. Depois que a chamada terminasse a conexão Bluetooth voltaria para o notebook. Muito prático.

Por fim, outros recursos anunciados pelo Google ficam por conta do Fast Pair poder ser usado para conectar o smartphone a dispositivos de casa inteligente; possibilidade de desbloquear o Chromebook usando um smartwatch com Wear OS 3 e algumas funções extras do Chromecast.

Fontes: 9to5Google, Google (Blog) e The Verge

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Localize algo no site!