O WhatsApp já deixou de ser apenas um mensageiro há algum tempo, e pouco a pouco ele se torna cada vez mais semelhante a uma rede social. E a nova função em teste no modo web do aplicativo é uma prova viva disso.
Na mais nova versão do aplicativo para navegadores, o pessoal do WABetaInfo comprovou que a empresa pretende permitir que cada pessoa tenha um nome de usuário único, que servirá tanto para facilitar a pesquisa de contatos quanto para aparecer ao invés do número de telefone nas conversas. Entenda mais!
Leia também:
Ministério Público Federal multa WhatsApp em R$ 1,7 bilhão por violação da LGPD
WhatsApp cria área para contatos e grupos favoritos
Pesquisa por nome de usuário no WhatsApp
A novidade foi vista pelo site na última versão do WhatsApp Web para testes, e deverá chegar em breve para todos. Por enquanto, ao que tudo indica, ela aparecerá apenas na versão web mesmo do WhatsApp, e ainda não existem indícios de quando ela será implementada no aplicativo para Android e iOS e nem o programa para desktop.
Mas ainda assim ela é muito bem vinda, e certamente vai melhorar a experiência no aplicativo. Primeiro porque aumenta a segurança e privacidade de cada pessoa, já que o número de telefone não ficará exposto a todo momento, principalmente para pessoas que não tem o contato salvo no celular, como acontece em grupos, por exemplo.
Segundo porque vai facilitar encontrar outros usuários no próprio aplicativo, ao invés de ter que ficar decorando número de telefone. Só precisará colocar o nome de usuário e pesquisar. Isso porque o nome é único, como acontece com emails, então não tem como duas pessoas terem o mesmo nome de usuário.
Por isso, ao colocar o nome de usuário, será preciso checar por sua disponibilidade. Isso aumenta a privacidade e até mesmo simplifica o processo de encontrar e se conectar com outras pessoas. Mas vale ressaltar que ainda será possível encontrar as pessoas pelo número de telefone, como acontece desde sempre na plataforma.
Novidade já está sendo testada há um tempo
Esse recurso já é bastante esperado por vários usuários e não é algo tão recente assim. Indícios já revelavam que a Meta estava trabalhando nessa novidade desde maio do ano passado. Inclusive ela já foi vista de relance nas versões beta dos aplicativos para dispositivos móveis, mas ainda está em fase inicial, como uma prévia da pesquisa por nome de usuário. Ainda não é possível criar um cadastro de nome de usuário nem mesmo no beta por enquanto.
O motivo da demora é explicado pelo próprio WABetaInfo. Acontece que a implementação de sum recurso como esse é um tanto mais complicada, principalmente porque envolve algo muito importante no mensageiro, que sempre funcionou com base do número de telefone dos usuários. Além disso, é uma novidade bem importante, então eles precisam estar mais do que certos de que não será lançada com bugs e problemas de funcionamento.
Enquanto isso, existem mais novidades a caminho para o mensageiro e que já foram vistas em versões de testes, como o tradutor de conversas para o Android, mais filtros e efeitos nas videochamadas e até mesmo um mergulho nessa onda de IA, com perfis de inteligência artificial com diferentes personalidades.