A Western Digital já anunciou seus primeiros HDD com capacidade para 20TB em seu evento que aconteceu no começo da semana. Eles contam com uma memória flash iNAND UFS, que oferece grandes melhorias no desempenho, confiabilidade e na capacidade.
Para garantir essas melhorias, a Western Digital utilizou uma arquitetura chamada OptiNAND, que consegue armazenar diversos metadados para ser possível aprimorar as características principais dos discos rígidos (HDDs).
Leia também:
Preço dos SSDs e HDs dispara após a revelação da criptomoeda Chia
Seagate anuncia HDs externos FireCuda em opções com até 16 TB e iluminação RGB
HDD da Western Digital com grande capacidade e tecnologias
Esses novos HDDs com capacidade de 20TB usam 9 pratos ePMR (energy-assisted perpendicular magnetic recording technology, que em tradução livre significa tecnologia de gravação magnética perpendicular assistida por energia) de 2,2TB. Além disso, ainda há a arquitetura OpitNAND, tecnologia de atuador de estágio triplo, drive UFS iNAND com memória 3D TCL NAND e também um chipset capaz de realizar a comunicação entre o HDD e o EFD.
A Western Digital anunciou, ainda, que a tecnologia OpitNAND utilizando nos novos HDD também será usada nos seus próximos lançamentos de HDDs, até mesmo nos baseados em ePMR.
“Com nosso IP e equipes de desenvolvimento de classe mundial em HDD e flash, somos capazes de expandir continuamente os limites da inovação para melhorar a infraestrutura de armazenamento de nossos clientes.
Tivemos uma jornada extraordinária de inovação em HDD. Mudamos tudo com HelioSeal em 2013; fomos os primeiros a enviar HDDs assistidos por energia em volume em 2019; agora vamos liderar novamente com a tecnologia OptiNAND. Esta arquitetura irá sustentar nosso Roteiro de tecnologia de HDD para várias gerações, pois esperamos que um HDD ePMR com OptiNAND alcance 50 TB na segunda metade da década.”
Fonte: arstechnica