Memórias SSD estão sendo cada vez mais usadas e procuradas por sua alta velocidade de leitura, porém esse mercado está prestes a sofrer um baque no preço. Devido a uma contaminação, a Western Digital perdeu cerca de 6,5 exabytes (6,5 bilhões de gigabytes) de armazenamento flash em suas instalações de produção NAND.
Como o NAND é um dos principais componentes dos SSDs, isso pode fazer com que o preço dele aumente consideravelmente, e ao fim esse aumento vai refletir também no aumento de preço dos SSDs no mercado.
Leia também:
Atualização do Windows 11 corrige problemas de desempenho de SSDs e HDs
ANÁLISE: SSD externo WD Black D30 Game Drive
Contaminação afetou a memória flash BiCS 3D NAND
O que se espera é que esse aumento de preço seja de cerca de 10%, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado TrendForce. Para os consumidores isso afetará no preço do produto final, já que uma escassez de NAN ou até mesmo aumento no preço vai afetar o mercado de vendas de computadores.
Lembrando que, apesar da escassez global de chips e a alta demanda de GPUs que faz com que o preço suba, o mercado de computadores vem crescendo a cada ano e em 2021 teve um grande pico de vendas.
A contaminação que rendeu a perda desses materiais usados nos processos de fabricação aconteceu no final de janeiro em 2 fábricas no Japão. O parceiro da Western Digital, Kioxia (antes conhecida como Toshiba), revelou que ela afetou a memória flash BiCS 3D NAND.
Essa parceria entre a Western Digital e a Kioxia representa cerca de 30% do mercado de memória flash NAND, ainda segundo a Trend Force, e por isso a grandeza dessas consequências. Ambas as empresas oferecem principalmente unidades de armazenamento SSD e eMMC para computadores, sendo a Western Digital uma das principais fornecedoras nesse setor.
Ainda não se sabe ao certo qual foi a origem essa contaminação. Eles também não revelaram se esses produtos serão recolhidos e nem quando a produção será retomada. A Western Digital anunciou que estão “trabalhando em estreita colaboração com seu parceiro, Kioxia, para implementar as medidas necessárias que restaurarão as instalações ao status operacional normal o mais rápido possível”.
Fonte: theverge