Em uma mudança que promete impactar significativamente a experiência dos usuários, o Twitter anunciou que, a partir do dia 15 de abril, a votação em enquetes e a recomendação de contas na aba “Para Você” ficarão restritas a usuários verificados.
A decisão foi comunicada pelo CEO da empresa, Elon Musk, em seu próprio perfil no Twitter. O objetivo desta mudança é combater a disseminação de bots avançados de inteligência artificial na plataforma. Ou talvez seja apenas uma forma de alavancar a adoção do Twitter Blue.
Leia também
Elon Musk diz que Twitter perdeu metade de seu valor em apenas cinco meses
Parte do código-fonte do Twitter vazou na web
Mudanças impactarão diretamente usuários comuns
As recentes alterações no Twitter visam garantir que apenas assinantes do Twitter Blue, empresas e entidades governamentais possam votar em enquetes e aparecer na seção de recomendações da plataforma. Essa mudança afeta diretamente os usuários comuns, uma vez que apenas cerca de 1% dos usuários possuem a verificação paga, de acordo com dados de fevereiro de 2023.
Musk explicou que a decisão tem como objetivo lidar com a crescente presença de bots de IA na plataforma. Ele disse que essa é a única maneira realista de combater o problema. Ele acrescentou que acredita que o Twitter se tornará a única plataforma confiável no futuro. No entanto, é importante ressaltar que, no passado, algumas promessas feitas por Musk em sua conta do Twitter não se concretizaram.
Além disso, o empresário já havia anunciado o fim do selo azul “Legacy”. Estou falando da antiga verificação gratuita que, até então, era concedida após um longo processo burocrático. A partir do dia 1º de abril, os usuários que possuíam o selo azul “Legacy” perderão o símbolo. A menos que optem pela assinatura mensal paga.
- Antes, para conseguir o tão almejado selo azul, era necessário cumprir alguns requisitos, tais como:
- Ser uma conta ativa e completa, com uma foto de perfil e informações de biografia;
- Ter um endereço de e-mail e número de telefone confirmados;
- Ser uma conta de interesse público, como uma figura pública, celebridade, empresa, marca ou organização;
- Ter uma presença online fora do Twitter, como um site ou outras contas de mídia social, que confirmassem a autenticidade da conta;
- Cumprir as políticas do Twitter, incluindo as regras de conduta da plataforma.
Será que dessa vez o Twitter Blue decola?
A mudança pode levar muitos usuários a considerar a assinatura do Twitter Blue, já que a verificação se tornará um requisito para votar em enquetes e aparecer nas recomendações. Isso pode afetar a interação dos usuários comuns com a plataforma, uma vez que as enquetes e as recomendações passarão a ser dominadas pelos usuários verificados e, portanto, pagantes.
Embora a decisão seja controversa, é bom lembrar que nem todas as promessas feitas por Elon Musk no Twitter se concretizam. Por exemplo, em fevereiro, o CEO prometeu compartilhar receitas de anúncios com assinantes do selo azul e abrir o código-fonte dos algoritmos da empresa. Porém, até o momento, essas ações ainda não foram realizadas. A não ser que o recente vazamento do código-fonte do Twitter tenha sido obra de Musk.
Assim, é necessário acompanhar de perto as mudanças na plataforma e observar como elas afetarão a experiência dos usuários e a dinâmica das interações no Twitter. A decisão de restringir a votação em enquetes e a recomendação de contas apenas para usuários verificados pode representar um marco importante na evolução da rede social.
E você, o que acha dessa mudança no Twitter? Acredita que isso afetará sua experiência na plataforma? Deixe seu comentário e compartilhe suas opiniões conosco!
Fonte: The Verge e Elon Musk (Twitter)