Eu sei, o título ficou péssimo. Mas a quinta série que habita em mim não resistiu à piada. Nesta terça-feira (30) o Twitter liberou para todos um recurso que estava em testes desde maio. No Brasil o recurso recebeu o nome de Roda. Trata-se de uma função similar ao “Melhores Amigos” do Instagram. Aqui você pode postar tweets apenas para amigos mais próximos.
Leia também
Twitter mentiu sobre bots, afirma ex-chefe de segurança da rede social
Twitter admite bug que possibilitou vazamento de dados de 5,4 milhões de contas
Será que Roda era o melhor nome?
Eu entendo que o nome “Roda” remete à expressão roda de amigos, que é quando um grupinho se reúne para conversar entre si. Mesmo assim, na minha opinião, esse nome ficou com uma conotação meio estranha para os brasileiros. Talvez o nome “Círculo de Amigos” fosse melhor. Mas enfim…
Cada pessoa pode adicionar até 150 contatos na sua roda de amigos próximos. Assim, os tweets que você compartilhar na roda serão visíveis apenas para os membros do grupo. Note que esse recurso é ligeiramente diferente da opção “conta protegida”. Aqui os seus tweets ficam visíveis apenas para os seus seguidores, sendo bloqueados para todos os outros.
Os tweets publicados apenas para amigos próximos também são sinalizados de uma maneira única. Eles exibem um balão verde abaixo da publicação. Assim você sabe que aquela postagem é destinada a um grupo fechado de pessoas. Tweets postados na Roda não podem ser compartilhados ou retuitados. Mas nada impede que alguém tire um print e exponha a postagem.
Para colocar pessoas dentro da sua roda de amigos, basta selecionar a opção “Roda do Twitter” na tela de composição do tweet. Lá você consegue adicionar e também remover pessoas. A funcionalidade também está presente no menu de configurações, localizado na sua foto de perfil ou nos três pontinhos no aplicativo para celular.
Twitter já tem recurso parecido
Vale ressaltar que o Twitter já tem uma função parecida com a Roda. É o Super Follow, função que existe desde o começo de 2021 mas que ainda está em expansão. O Super Follow, assim como a Roda, permite que você publique tweets apenas para um grupo fechado de pessoas.
Mas a diferença é que no Super Follow é preciso pagar para ver os tweets. É como se fosse uma assinatura. O seguidor interessado em um determinado criador de conteúdo pode pagar um valor mensal. Em troca, ele recebe tweets que serão visíveis apenas para os assinantes.
De vez em quando o Twitter implementa uma função que já existe em outra rede social. Mas nem sempre isso dá certo e algumas “flopam” bonito! Você se lembra da função Fleets? Ela era a versão dos stories do Twitter. Mas que literalmente ninguém usou e a rede social acabou removendo e desistindo da ideia.