A operadora de telefonia TIM Brasil inaugurou nesta quinta-feira (27) uma loja física no Barra Shopping do Rio de Janeiro e, ao mesmo tempo, aproveitou também para mergulhar no metaverso com sua primeira loja virtual nesse ambiente.
A loja virtual foi inaugurada na Cryptovoxels, uma plataforma de construção de ambientes no metaverso, e tem como objetivo marcar a entrada da empresa nesse novo conceito. Porém, a iniciativa vem rendendo algumas críticas na internet.
Leia também:
BMW lançará SUV iX no Brasil diretamente do metaverso em live na Twitch
Meta (Facebook) contratou 70 funcionários da Microsoft para desenvolver metaverso
Primeira loja da TIM no metaverso
O metaverso é um conceito que não é exatamente novo, porém se tornou mais popular no ano passado com todos os planos que grandes empresas estão fazendo para torna-lo mais atraente e mais moderno. No geral, o metaverso é uma nova camada de realidade, que consegue integrar parte do mundo real com o virtual, ou seja, um ambiente virtual imersivo que pode conter versões digitalizadas de produtos e pessoas do mundo real.
Para ter acesso a um metaverso é preciso utilizar tecnologias como Realidade Virtual, Realidade Aumentada e até hologramas. No caso da TIM, sua loja no metaverso foi criada tendo como referência a nova loja física inaugurada ontem.
Isso significa que os mesmos produtos que estarão demonstrados na loja virtual estão presentes na loja real, então é uma boa forma de conhecer o espaço e produtos de dentro de casa ou até mesmo para quem não é do Rio de Janeiro. Caso o cliente goste de algum produto, basta clicar nele e entrar no link para venda no site.
Segundo a TIM, essa novidade “marca o início de uma nova experiência na jornada do cliente, repleta de inovação e com direito à chegada na nova camada da realidade que integra os mundos real e virtual”.
Eles anunciaram que o cliente poderá interagir com a loja virtual no metaverso, podendo experimentar acessórios, smartphones com 5G e até mesmo equipamentos de conexão. Além disso, também será possível consultar, imprimir e pagar faturas e até mesmo adquirir planos e serviços da TIM.
Tudo foi feito através da MetaMundi, que idealizou a loja virtual. Bruno Vasconcellos, diretor de e-commerce e canais remotos da TIM Brasil, revela falou um pouco sobre a ideia:
“Aproveitamos a abertura da flagship para marcarmos nossa entrada no metaverso. Escolhemos o Cryptovoxels pois ele é o mais habitado por marcas e, principalmente, por brasileiros. Com esse passo, faremos também com que os nossos clientes já estejam habituados ao mundo metaverso e associem a nova realidade à marca TIM”.
A loja conta com dois andares. O primeiro é dedicado a simular uma versão da loja física com os produtos. Já o segundo andar teleporta dos usuários para espaços gamers e novidades de produtos da empresa com seus parceiros. Para conferir é só clicar aqui.
Apesar de parecer uma boa ideia, as críticas já surgiram na internet
Internet não é terra de ninguém e a nova loja da TIM dentro do metaverso já está dando o que falar. Muitos usuários reclamaram do visual do ambiente e a aparência da loja, que conta com gráficos mais simples e, segundo muitos, defasado.
As imagens são um pouco esticadas e, por isso, o público que já está acostumado a ver ambientes virtuais mais realistas, não pareceu curtir muito a novidade. Em alguns casos há comparações dos gráficos com consoles antigos e até mesmo alguns prints de palavras que foram escritas erradas como “cliqui” ao invés de “clique”. Confira algumas postagens do Twitter:
https://twitter.com/RandallRandomm/status/1486722496103546884
Qualquer semelhança é mera coincidencia. pic.twitter.com/ye5AODy16x
— EBellumat ᯅ (@erasmolbj) January 27, 2022
Eu sai da loja da Tim no meu possante pic.twitter.com/buWJOpX7mp
— bit lascado (@bit_lascado) January 28, 2022
Cliqui pic.twitter.com/5eQso23DIV
— Vitor San (@oVitorBrabo) January 27, 2022
Senhoras e senhores, a esquerda podemos ver o maior fone de ouvido do mundo pic.twitter.com/zAGIQ37C4X
— Nulo (@o_nulo) January 27, 2022
TIM entra para o metaverso e inaugura loja no mundo virtual pic.twitter.com/OaGUxvmPqw
— pedor (@pedraum_quejero) January 27, 2022
Inclusive, ao que tudo aparenta, alguns usuários já estão conseguindo burlar o ambiente para fazer gracinhas. Enquanto nós visitávamos o espaço, pudemos nos deparar com um visitante que revelava a logo da Claro em sua cabeça, uma operadora rival da TIM.