TCL destrona LG e se torna segunda maior vendedora de televisores no mundo

Pesquisas recentes realizadas pelas empresas Omdia e IDC mostram uma mudança no mercado global de Smart TVs. A marca chinesa TCL alcançou um feito impressionante: se tornou a segunda maior vendedora de televisores do mundo, desbancando a LG e deixando-a em terceiro lugar.

Leia também
O que é TFT, tecnologia usada nas telas LCD de celulares, monitores e Smart TVs?
Quais são as diferenças entre OLED e QLED?

LG perde segundo lugar para a TCL

De acordo com a Omdia, a Samsung ainda lidera o mercado de smart TVs, com 19,6% de participação. Mas a TCL agora ocupa a segunda posição, com 11,7% de participação de mercado. Assim, a marca chinesa ultrapassou a LG, que ficou com 11,69% de participação. A HiSense e a Xiaomi também figuram no top 5, com 10,5% e 6,2% de participação, respectivamente. Abaixo você confere o ranking detalhado:

  1. Samsung – 19,6%
  2. TCL – 11,7%
  3. LG – 11,69%
  4. HiSense – 10,5%
  5. Xiaomi – 6,2%

grafico tv 768x453 1.webp?fit=scale&fm=pjpg&h=453&ixlib=php 3.3

É importante destacar que a diferença entre o segundo e o terceiro lugar é bem pequena, cerca de 30 mil unidades de Smart TVs vendidas a mais pela TCL.

Xiaomi é líder absoluta na Índia

O mercado de Smart TVs tem sido alvo de intensa competição entre empresas da China e da Coreia do Sul. As empresas chinesas têm crescido bastante e agora ocupam 3 dos 5 lugares do Top 5. E a tendência é de que essa disputa pela atenção do consumidor se intensifique ainda mais nos próximos anos.

A IDC, por sua vez, divulgou que a Xiaomi é a marca líder de Smart TVs na Índia. A marca chinesa já vendeu 8 milhões de aparelhos nos últimos quatro anos. A empresa chinesa lançou sua primeira Smart TV na Índia em fevereiro de 2018.

xiaomi lider india.png?fit=scale&fm=png&h=765&ixlib=php 3.3

Os aparelhos são vendidos em diferentes faixas de preços, incluindo modelos de baixo custo, intermediários e premium. O PatchWall UI, sistema operacional dos televisores, é especialmente projetado para o público indiano e oferece conteúdo de mais de 30 parceiros nacionais e internacionais em 15 idiomas diferentes.

O sucesso da Xiaomi na Índia e o crescimento das empresas chinesas no mercado global de televisores podem estar ligados à queda da demanda global por televisores. O mercado de televisores encolheu 13,2% em relação ao ano anterior. Mas as empresas chinesas têm ganhado terreno em mercados emergentes como China, América do Sul e África, onde os televisores de baixo e médio custo têm tido maior sucesso.

Samsung e LG ainda faturam mais que marcas chinesas

tv oled lg 2023 3 768x432 1.jpg?fit=scale&fm=pjpg&h=432&ixlib=php 3.3
Nova TV OLED da LG

Apesar do avanço das empresas chinesas no quesito vendas, a receita global ainda é liderada pelas empresas sul-coreanas Samsung e LG. Elas são as principais fornecedoras de Smart TVs Premium, que costumam ter preços mais altos para o consumidor final. As empresas chinesas como TCL, HiSense e Xiaomi tendem a focar mais em modelos de televisores de entrada ou intermediário.

Com respeito ao faturamento total na venda de Smart TVs, a Samsung ainda tem a liderança, com um percentual de 29,7%. A LG aparece em segundo lugar, com um percentual de 16,7% e a TCL está em terceiro, com um percentual de 9,4%.

Isso mostra que, apesar de ter vendido mais televisores, a margem de lucro e o público alvo da TCL não permitem que a companhia alcance faturamentos maiores. Enquanto isso, a LG continua investindo em televisores de alta tecnologia, como essa TV OLED de 97 polegadas apresentada na CES 2023.

Fontes: Gizmochina e Business Korea

Postado por
Cearense. 37 anos. Apaixonado por tecnologia desde que usou um computador pela primeira vez, em um hoje jurássico Windows 95. Além de tech, também curto filmes, séries e jogos.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!