Os feitos de Steve Jobs não serão esquecidos, e por isso o empresário continua recebendo homenagens. Dessa vez, ele está na lista divulgada pelo governo americano de quem irá receber a Medalha Presidencial da Liberdade de 2022, a mais alta honraria que pode ser oferecida pelas autoridades a um civil americano.
Ao todo serão 17 personalidades que receberão a medalha, sendo três delas póstumas, incluindo a de Jobs. A entrega e cerimônia acontecerá no dia 07 de julho na própria Casa Branca.
Leia também:
Steve Jobs não queria que o iPod fosse compatível com Windows, mas teve que mudar de ideia
Steve Jobs: cartão de visita de 1979 será leiolado
Um grande reconhecimento a Steve Jobs
De acordo com a Casa Branca, a Medalha Presidencial da Liberdade é concedida para pessoas que ofereceram contribuições que são consideradas exemplares para a prosperidade, valores ou segurança do país. Elas também podem estar ligadas a paz mundial e até mesmo outros aspectos sociais importantes, tanto públicos quanto privados.
“O presidente Biden disse há muito tempo que a América pode ser definida por uma palavra: possibilidades. Esses dezessete americanos demonstram o poder das possibilidades e encarnam a alma da nação – trabalho duro, perseverança e fé. Eles superaram obstáculos significativos para alcançar realizações impressionantes nas artes e ciências, dedicaram suas vidas a defender os mais vulneráveis entre nós e agiram com bravura para impulsionar mudanças em suas comunidades – e em todo o mundo – enquanto abrem trilhas para as próximas gerações .”
No comunicado publicado pela Casa Branca sobre a homenagem, eles listam todas as personalidades que receberão a medalha esse ano, e entre ela está Steve Jobs, com um resumo contendo informações sobre o ex-CEO da Apple.
“Steve Jobs (falecido em 2011) foi cofundador, executivo-chefe e presidente da Apple, Inc., CEO da Pixar e ocupou um cargo de liderança na Walt Disney Company. Sua visão, imaginação e criatividade levaram a invenções que mudaram e continuam a mudar a maneira como o mundo se comunica, além de transformar as indústrias de computadores, música, cinema e wireless.”
Steve Jobs fundou a Apple em abril de 1976, e desde então a empresa só cresceu no mercado, tornando-se uma das maiores empresas do mundo. Ele também ajudou no lançamento de muitos produtos tecnológicos que marcaram época e ajudaram a escrever a história da tecnologia como é hoje, como é o caso do Mac, do iPod e do iPhone.
Ele faleceu no dia 5 de outubro de 2011 em decorrência de um câncer. Na nota não indica quem receberá o prêmio em nome do empresário.
Outros homenageados
Entre os agraciados também haverá mais duas homenagens póstumas, uma para o ex-senador John McCaine o advogado e líder sindical Richard Trumka.
Outro destaque vai para o ator Denzel Washington, que é bastante conhecido por causa dos seus filmes, mas que também é um porta voz do Clube de Garotos e Garotas da América por mais de 25 anos. Confira a lista completa:
- Simone Biles
- Sister Simone Campbell
- Julieta García
- Gabrielle Giffords
- Fred Gray
- Steve Jobs (posthumous)
- Father Alexander Karloutsos
- Khizr Khan
- Sandra Lindsay
- John McCain (posthumous)
- Diane Nash
- Megan Rapinoe
- Alan Simpson
- Richard Trumka (posthumous)
- Wilma Vaught
- Denzel Washington
- Raúl Yzaguirre
Fonte: Casa Branca