O Steam Deck é a plataforma portátil da Valve que te permite curtir jogos da Steam em qualquer lugar, e desde o seu lançamento ele vem ganhando cada vez mais os holofotes. A novidade dessa vez é que a empresa já está prestes a liberar uma atualização para todos que traz o suporte para o ray tracing no dispositivo.
Atualmente é possível conseguir esse suporte, mas é preciso ter algum conhecimento para conseguir configurar por fora, só que a Valve trará o recurso de forma nativa e com mais facilidade. E como atualmente o seu preço está parecendo bem vantajoso, principalmente quando comparado ao preço de algumas placas de vídeo, a novidade se torna ainda mais interessante.
Leia também:
Mais de 5 mil jogos são verificados ou jogáveis no Steam Deck
Valve revela que irá aumentar a produção do Steam Deck
Ray Tracing chega no Steam Deck no jogo Doom Eternal
A Valve anunciou a novidade com a liberação da atualização para o Steam Deck OS beta, que é a versão do sistema para testes. A prévia do SteamOS 3.4.6 já começou a ser distribuída de forma oficial pela empresa, contando com uma atualização do driver gráfico para a versão Mesa 23.1, que além de melhorar o desempenho, ainda garante a compatibilidade.
Por enquanto o jogo que chega para testar e estrear a novidade é o Doom Eternal. A atualização também traz algumas correções para o jogo Wo Long: Fallen Dynasty, que estava tendo problemas de corrupção de arquivos, além de evitar crashes em jogos que ainda serão lançados.
Pierre-Loup Griffais, desenvolvedor do Steam Deck, postou no Twitter a novidade e também algumas capturas de tela para provar o desempenho do Doom Eternal com o ray tracing ligado. Ele revelou que o jogo mantém um desempenho bem estável na média de 35 quadros por segundos (FPS), sem demonstrar problemas de stutter ou mudança na performance. O que é bem impressionante quando se leva em conta que o aparelho tem uma APU de 15 W.
https://twitter.com/Plagman2/status/1631472039289843712?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1631472039289843712%7Ctwgr%5E4f7df92b5f47375e722cbde58af865f042dbc481%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.pcgamer.com%2Fvalve-just-enabled-native-ray-tracing-on-the-steam-deck-and-it-actually-looks-pretty-wild%2F
Pierre também revelou que as melhorias da atualização também farão com que os demais jogos rodem de forma mais estável no aparelho portátil. Segundo ele, a Valve já está trabalhando para fazer com que a API Vulkan e a DXR (DirectX Raytracing) possam lidar melhor com efeitos de iluminação mais avançados.
Porém isso não é algo que será visto por agora, já que o processo ainda está em andamento. Isso porque é algo um pouco mais complicado quando é relacionado ao DXR, e exige o uso da camada de compatibilidade Proton. E ainda assim, quando ele finalmente chegar ao público, o que se espera é que essa melhoria venha com alguns sacrifícios, como de resolução. Ou seja, o jogador deverá escolher entre maior desempenho ou qualidade visual.
Fonte: pcgamer