O walkman foi um sucesso na época das fitas cassetes, trazendo uma opção de dispositivo móvel para ouvir as músicas em qualquer lugar. E embora muitas pessoas achem que esse aparelho faz parte do passado, a Sony quer deixar bem claro que não é bem assim.
A empresa anunciou um novo Walkman NW-A306 que tem aquela mesma sensação de mp3 players de bolso, mas com mais modernidade e funcionalidades, rodando até mesmo o Android 12. Há também a versão NW-ZX707 que é praticamente o mesmo aparelho, mas com tela maior.
Leia também:
Sony apresentou o Mocopi, novo sistema de captura de movimento
Sony lança smartwatch limitado inspirado no Ultraman
Walkman NW-A306 tem conexão wi-fi para acessar serviços de streaming
Assim como o walkman, os tocadores de músicas MP3 também foram muito usados aqui no Brasil à medida que esse formato foi se tornando mais popular, porém também acabaram sumindo com o tempo. O novo Walkman NW-A306 chega como uma união dos dois aparelhos, mas contando com especificações próprias e mais tecnológicas. Ou seja, uma ótima opção para os saudosos de plantão que querem se manter conectados às músicas de forma moderna.
O Walkman NW-A306 conta com uma tela pequena, de 3,6 polegadas, e com resolução de 720p, isso porque a tela em si não é exatamente o ponto forte do aparelho, e sim a conexão e qualidade das músicas. Embora a tela conte com alguns botões virtuais, a marca manteve também os botões físicos para controle do aparelho, que facilita o uso no dia a dia.
Ele tem uma bateria que, segundo a empresa, pode garantir até 36 horas de música sem parar, e as opões de armazenamento interno são de 32 GB ou 64 GB. Vale lembrar que esse tempo de autonomia é equivalente a usar áudios com arquivos FLAC de 44,1 kHz. Quem quiser uma qualidade de som maior, com 96 kHz, esse tempo cai para 32 horas, o que também não é nada demais. Ele também é compatível com compressões para formatos MP3, M4A, WMA, WAV, Apple Lossless e MQA.
O novo walkman da Sony também tem opção para conexão com a internet, abrindo um leque de possibilidades. Uma delas é de manter as músicas em um serviço de nuvem para não esgotar o armazenamento interno do aparelho rapidamente. Além disso, o wi-fi também permite que o usuário possa ouvir suas músicas acessando serviços de streaming como o Spotify, o Deezer ou qualquer outro que tenha aplicativo compatível com o Android.
Isso porque o aparelho tem como sistema operacional o Android 12, então é possível até mesmo acessar a internet pelo Google Chrome e acessar o Youtube, que também pode ser uma fonte de músicas e áudios.
Em termos de conexões também dá para citar o Bluetooth 5.0, que tem suporte para SBC, AAC, LDAC, aptX e aptX HD.
A empresa também apresentou o Walkman ZX707, que conta com um tamanho ligeiramente maior, oferecendo uma tela de 5 polegadas. Ele tem todas as especificações do modelo A306, porém sua autonomia é menor, caindo de 34 horas para 25 horas de música, provavelmente por causa da tela maior.
Preço e disponibilidade
Os aparelhos inicialmente seriam lançados apenas no Japão, porém a empresa já anunciou um lançamento para a Europa do modelo padrão A306. Por lá, ele começará a ser vendido ainda esse mês e o preço sugerido é de 400 euros. Em conversão direta e sem impostos esse valor é equivalente a aproximadamente R$ 2.2 mil.
Já o modelo de tela maior, o NW-ZX707, já está sendo vendido no Japão por um valor de 104 mil ienes, que em conversão direta dá algo em torno de R$ 4.2 mil.
Fonte: Sony