Samsung vê seu lucro cair 69% no quarto trimestre de 2022

No último dia de janeiro, a Samsung apresentou o relatório financeiro referente ao quarto trimestre de 2022. E eles não são nada satisfatórios. A gigante sul-coreana teve um lucro líquido de 4,31 trilhões de won. Em conversão direta para o Real, dá mais ou menos R$ 17,8 bilhões de lucro. Isso representa uma queda de 69% em comparação com o quarto trimestre de 2021. O motivo? Redução da demanda por celulares e semicondutores em geral.

Leia também
Americanas está devendo mais de R$ 1 bilhão para a Samsung e outras empresas de tecnologia
13 curiosidades sobre a Samsung

Queda de receita em quase todas as divisões

A queda de receita e lucro afetou praticamente todos os setores da Samsung. A desaceleração econômica global fez com que a dona da linha Galaxy tivesse uma receita de 70,46 trilhões de won. Isso representa uma redução de 8% no comparativo anual.

S21 2.webp?fit=scale&fm=pjpg&h=447&ixlib=php 3.3
Divisão de smartphones teve forte queda na receita

O quarto trimestre de 2022 marcou queda também no lucro operacional. Em 2021 este lucro foi de 13,87 trilhões de won. Já nos últimos três meses de 2022, o lucro foi de apenas 4,31 trilhões. Uma diferença muito brusca de um ano para o outro. Para ser mais exato, é uma redução de 69%!

E o pior é que quase nenhum setor da empresa saiu ileso. A divisão Device Experience (DX), que cuida dos bens de consumo como Smart TVs e eletrodomésticos, gerou uma receita de 42,71 trilhões de won. No comparativo anual isso é uma queda de 4%. A divisão Mobile Experience, responsável pelos smartphones e demais dispositivos móveis da marca, gerou uma receita de 25,28 trilhões de won. Uma queda de 9% em relação ao quarto trimestre de 2021.

A única divisão que registrou algum tipo de aumento foi a de redes. Essa divisão teve um aumento de receita impulsionada pela demanda doméstica por instalações 5G e a expansão das atividades no exterior.

104332232 Samsung Smart TV 1910x1024 1.jpg?fit=scale&fm=pjpg&h=412&ixlib=php 3.3
Setor de televisores e eletrodomésticos também teve retração

Em nota, a Samsung explica os motivos para os resultados ruins:

A demanda do mercado por smartphones permaneceu fraca no quarto trimestre, com o mercado de massa contraindo acentuadamente devido à inflação contínua e à instabilidade geopolítica. O impacto da queda nas vendas de smartphones do mercado de massa foi maior do que o esperado anteriormente, enquanto as vendas de flagships se mantiveram bem em relação às projeções do mercado”.

Pior queda foi na divisão de semicondutores

Levando em conta todas as divisões da Samsung, talvez a que tenha tido o pior desempenho tenha sido a Device Solutions. Essa é a divisão responsável pela manufatura de semicondutores. A venda de memórias teve uma queda bem acentuada, fazendo com que esta divisão amargasse uma queda de 24% na receita.

samsung 16gb lpddr5 dram chamada.jpg?fit=scale&fm=pjpg&h=349&ixlib=php 3.3
Negócio de semicondutores da Samsung foi bem ruim

No entanto, alguns segmentos seguiram crescendo. O negócio de foundry, por exemplo, teve um novo recorde de receita trimestral e aumento no lucro anual. A divisão Samsung Display Corporation (SDC), responsável por monitores e telas, teve um aumento de receita de 3%, gerando um lucro de 1,82 trilhões de won. Mesmo assim, este setor perdeu dinheiro, já que houve uma retração de 11% no mercado de celulares em 2022.

Para o negócio de grandes monitores, suas perdas diminuíram no quarto trimestre graças ao aumento das vendas de TVs durante a alta temporada do final do ano. Além disso, a empresa esgotou seu estoque de LCD, concluindo a mudança para um negócio totalmente centrado em QD-OLED”, explicou a Samsung em comunicado à imprensa.

Expectativas para 2023

2022 foi difícil para a Samsung. Mas qual a expectativa para 2023? A gigante sul-coreana está otimista para o ano que acabou de começar. O objetivo da empresa é expandir a venda de produtos diversos, aproveitando o lançamento da linha Galaxy S23, que ocorre nesta quarta-feira (1).

Virtual Unpacked2020 Lead main1.jpg?fit=scale&fm=pjpg&h=575&ixlib=php 3.3

A companhia pretende fortalecer e aprimorar todo o seu ecossistema de hardware e software. Isso envolve desde dispositivos vestíveis, como o Galaxy Watch e Galaxy Buds, até tablets e computadores. No entanto, a empresa sabe que as “condições macroeconômicas persistentes” vão continuar mantendo a demanda por celulares baixa ao longo de 2023.

A Samsung também explica, ainda se referindo ao mercado de celulares, que o modelo de mercado de massa será o mais afetado. Ou seja, aqueles celulares de entrada e os intermediários. A tendência é que as pessoas com smartphones destas categorias fiquem mais tempo com os seus aparelhos. Por outro lado, o mercado de smartphones e tablets premium deve se manter sólido.

Outro objetivo da empresa para 2023 é aumentar a receita do setor System LSI. Para isso, ela espera aumentar a venda de sensores fotográficos de 200 megapixels. Caso consiga, a companhia aumentará a sua presença no mercado global de smartphones através de outras marcas.

Fonte: Samsung Newsroom

Postado por
Cearense. 37 anos. Apaixonado por tecnologia desde que usou um computador pela primeira vez, em um hoje jurássico Windows 95. Além de tech, também curto filmes, séries e jogos.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!