A Runway, que não é uma empresa tão conhecida no setor de inteligência artificial, lançou o seu modelo de IA Gen-3 Alpha na última terça-feira (2). Esse modelo de IA permite criar vídeos realistas a partir de comandos textuais ou visuais e promete desafiar o Sora, da OpenAI, revelado em fevereiro de 2024.
O Gen-3 Alpha, revelado mês passado, agora está acessível para fins comerciais. Ou seja, qualquer um com um cartão de crédito poderá utilizar o serviço. Ele compreende até mesmo instruções de edição, como ajustes nos movimentos de câmera e direção de cena.
Leia também
OpenAI revela clipe de música criado usando apenas a Sora
OpenAI quer fornecer Sora para diretores e estúdios de Hollywood
As primeiras amostras impressionam pelo realismo: cenários detalhados e rostos humanos criados com alta fidelidade, mantendo expressões e gestos. Treinado com colaboração de artistas audiovisuais, o modelo absorveu diversos estilos e jargões do setor.
Disponível somente para assinantes dos planos pagos da Runway, com preços a partir de US$ 12 mensais (cerca de R$ 70), o Gen-3 Alpha produz vídeos de até 10 segundos e pode levar cerca de 90 segundos para gerar um clipe a partir de um prompt.
Como usar o Gen-3 Alpha
É muito fácil utilizar o Gen-3 Alpha. Basta seguir estes passos:
- Visite app.runwayml.com;
- Clique em “Register”;
- Complete seu cadastro;
- Escolha um plano de assinatura;
- No painel, selecione o banner do Gen-3 Alpha;
- Envie prompts para criar seu vídeo.
Embora haja uma versão gratuita do Runway, ela utiliza o modelo Gen-2, que não é tão avançado. A plataforma também oferece ferramentas para criação de imagens, remoção de fundos e síntese de áudios com IA.
E a Sora, da OpenAI?
A OpenAI chamou atenção com sua IA de vídeos Sora, porém, enfrenta novos competidores como Kling AI, do Kwai, Dream Machine, da Luma AI, e Veo, do Google, focados em produzir conteúdo cada vez mais realista.
Sora, ainda indisponível ao público geral e previsto para lançamento no fim do ano, atualmente é utilizado apenas por parceiros selecionados e já protagonizou um controverso comercial de brinquedos nos EUA.