Rock in Rio 2022 terá cão-robô para auxiliar na segurança do festival

A organização do Rock in Rio confirmou que durante a edição 2022 do evento no Brasil, que acontece entre os dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro, o Parque Olímpico, Rio de Janeiro, o cão-robô Yellow será utilizado para auxiliar na segurança do festival.

Previamente utilizado no Mutua Madrid Open e Rock in Rio Lisboa, o Yellow utiliza a tecnologia 5G, habilitado recentemente no Rio de Janeiro, para coletar os dados do ambiente como temperatura anormal (detecção de incêndio), detectar eventos suspeitos e se expor a ele – se necessário, evitando o risco à vida humana, e outros tipos de situações que podem impactar a segurança do evento.

Pela sexta vez consecutiva, a SegurPro, é a responsável por implementar a estrutura de segurança no Rock in Rio. Há mais de 10 anos unimos nosso know-how, enquanto companhia global do setor, com os aprendizados adquiridos ano após ano cobrindo o evento. Nesta edição, iremos oferecer uma solução inteligente, que une a melhor tecnologia do mercado a uma equipe especializada em grandes eventos, capacitada para fazer do Rock in Rio Brasil um festival memorável como ele já é”, afirma Paulo Armário, gerente Global Risk Services da SegurPro.

DSC06978.png?fit=scale&fm=png&h=285&ixlib=php 3.3

A SegurPro explica que o cão-robô Yellow fará reporte em tempo real de todas as informações coletadas aos agentes de monitoramento presentes no Centro de Controle Operacional da SegurPro na Cidade do Rock. “O Yellow é um oficial de segurança robótico K9 que aprimoramos com inteligência artificial usando nossa plataforma GenzAI”, diz a SegurPro em seu site.

Cerca de dois mil vigilantes treinados farão a segurança dos mais de 700 mil fãs presentes durante os 250 shows realizados na edição 2022 do evento. “Os profissionais terão ainda auxílio de 25 condutores dos cães treinados das raças rottweiler, pastor belga malinois e pastor alemão que irão se revezar nas rondas por toda a extensão da Cidade do Rock. Todo o efetivo será habilitado com o curso de extensão para grandes eventos e passará por treinamentos com as condições e especificidades da operação do evento”, explica o Rock in Rio em nota. 

SegurPro RIR.jpg?fit=scale&fm=pjpg&h=169&ixlib=php 3.3

O plano de segurança elaborado pela SegurPro também passa por 130 câmeras de segurança (entre dome, fixa e fish eye), duas câmeras noturnas, uma câmera térmica, dois radares perimetrais, dois drones automatizados, 30 bodycams e software de reconhecimento facial.

Você também deve ler!

EUA estão testando uso de cães robôs de patrulha nas fronteiras

Sulla é uma robô capaz de interagir com humanos de forma natural

No Centro de Controle Operacional instalado na Cidade do Rock, a SegurPro fará o monitoramento de todo o evento através de um videowall de led medindo 18m² com transmissão e gravação de imagem instantânea. No local será possível monitorar todos os sistemas e aparatos tecnológicos de segurança dispostos no Parque Olímpico, além de gerenciar o efetivo de vigilantes e controladores de acesso da SegurPro.

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br. Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!