Hoje em dia é difícil imaginar a vida sem a internet. Ela se tornou o cerne de muitas coisas, e é até mesmo surreal imaginar qual foi o primeiro site da web a ser criado. Mas nesse momento em que, diante de uma pandemia, vimos como a internet pode ser uma ferramenta tão necessária, também comemoramos 30 anos desse acontecimento.
Leia também:
Média de velocidade da internet fixa no Brasil é de 100 Mbps
319 Tbps: este é o novo recorde de velocidade de internet, registrado no Japão
Primeiro site da web ainda está no ar
Hoje, dia 6 de agosto de 2021, comemora-se o 30º aniversário do primeiro site da web publicado na internet. O site em questão foi publicado por Sir Tim Berners-Lee, embora na época ele ainda não tivesse o prefixo Sir. Isso aconteceu em seu computador NeXT em 6 de agosto de 1991 na CERN (European Organization for Nuclear Research), a organização europeia para pesquisa nuclear.
O site, inclusive, ainda pode ser acessado atualmente clicando aqui. Ele é incrivelmente simplista, como não podia deixar de ser, e o melhor é que seu conteúdo é dedicado a ser um guia para como se criar sites, as ferramentas que podem ser usadas e outras informações úteis.
De acordo com o Centre of Computing History, para evitar que alguém acidentalmente desligasse o seu computador, Tim escreveu uma nota com letras em vermelho com um aviso que dizia “Essa máquina é um servidor. NÃO DESLIGUE”.
Evolução da internet
Hoje em dia, apenas 30 anos depois, é possível encontrar milhões de sites distribuídos na internet. De acordo com dados publicados pela TechJury, são aproximadamente 4.66 bilhões de pessoas online. O que se espera é que em 2025 a internet gere 436 exabytes de dados por dia. Para se ter uma noção, 1 exabyte equivale a 1 bilhão de gigabytes.
Essa evolução foi muito incrível, e trouxe muitas oportunidades, mudando a forma como as pessoas interagem no mundo todo. Atualmente, é possível acessar informações de qualquer canto do mundo através de um computador, seja sobre história, para entretenimento e mais. Tudo com o clique de um botão.
Em contrapartida, ela também evidencia como as sociedades podem ser desbalanceadas e injustas. Isso porque enquanto cerca de 4 bilhões de pessoas têm acesso a essa ferramenta tão poderosa como a internet, 3 bilhões de pessoas não têm essa chance.
Espera-se que nas próximas décadas esses números mudem e que a internet possa chegar a mais lugares, para mais pessoas.
Fonte: htxt