Precisa disso!? Microsoft coloca marca d’água no Windows 11 em PCs incompatíveis

A Microsoft lançou uma atualização para o Windows 11 que acabou incomodando muitos usuários. O update inclui uma marca d’água que diz: “Requisitos do sistema não atendidos“. A marca d’água aparece acima da barra de tarefas e lembra bastante os alertas de cópias não autenticadas do Windows 7, 8 e 10.

Obviamente que a marca d’água só aparece para computadores que não atendem aos requisitos mínimos do sistema operacional. É uma forma da Microsoft alertar os usuários sobre a incompatibilidade de seu dispositivo com o Windows 11.

Leia também
Veja como instalar o Windows 11 em PCs não-compatíveis
Microsoft ensina a habilitar TPM 2.0 para instalar Windows 11

Windows 11 e a polêmica dos requisitos mínimos

A implementação da marca d’água foi recebida, basicamente, com surpresa e descontentamento por parte dos usuários. Alguns ficaram surpreendidos ao encontrar a marca d’água, mesmo tendo usado o Windows 11 sem problemas por muitos meses. Outros usuários com especificações mais antigas também foram impactados.

Um deles escreveu no Twitter: “Meu Surface Pro, que está executando o Windows 11 há muitos meses sem problemas, de repente tem uma marca d’água permanente na área de trabalho informando ‘Requisitos do sistema não atendidos. Vá para Configurações para saber mais”.

windows 11 marca dagua 1jpg.jpg?fm=pjpg&ixlib=php 3.3
Marca d’água no Windows 11 alertando sobre os requisitos mínimos

A polêmica sobre os requisitos mínimos do Windows 11 começou em 2021, quando a Microsoft anunciou o sucessor do Windows 10. Na época, a Gigante de Redmond afirmou que computadores sem TPM 2.0 não seriam compatíveis com o sistema operacional.

Esse requisito deixava de fora vários dispositivos mais recentes e que claramente têm capacidade para rodar o sistema. Depois de muitas queixas dos usuários, a Microsoft finalmente liberou a utilização do Windows 11 em computadores mais antigos em agosto de 2021.

Requisitos mínimos do Windows 11

Windows 11

Os requisitos mínimos para o Windows 11 são os seguintes:

  • Processador compatível de 1 GHz ou superior com dois ou mais núcleos;
  • 4 GB de RAM ou mais;
  • 64 GB de armazenamento ou superior;
  • Tela de 9 polegadas ou mais com resolução a partir de 720p;
  • GPU compatível com DirectX 12 ou posterior e WDDM 2.0;
  • UEFI e TPM 2.0.

Como podemos ver, a maioria dos requisitos são razoáveis e atendidos pela maioria das máquinas. O que acaba dificultando um pouco as coisas é a obrigatoriedade do chip TPM 2.0. Esse requisito faz com que muitos computadores capazes de rodar o Windows 11 sem problemas entrem na lista de PCs incompatíveis.

Apesar da marca d’água ter sido incluída na versão final do sistema, não temos certeza se a Microsoft vai realmente continuar com essa ideia. A partir daqui temos dois caminhos: ou a empresa larga essa ideia de mão e retira a marca d’água ou vários PCs ao redor do mundo vão começar a exibir este aviso.

Fontes: Neowin e Windows Latest

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Localize algo no site!