Sem fazer nenhum anúncio especial, a Amazon iniciou a entrega de mercadorias por meio de drones. Inicialmente a nova modalidade de entrega está disponível em duas localidades nos Estados Unidos: Lockeford (Califórnia) e College Station (Texas).
Em junho de 2022, a empresa confirmou o lançamento do projeto chamado Amazon Prime Air. No entanto, só seis meses depois que os planos se tornaram uma realidade, mostrando que não é tão simples assim transportar produtos pelo ar.
Leia também
12 curiosidades sobre a Amazon
O que é um Kindle?
Amazon Prime Air começa em cidades pequenas
Para ver o projeto se tornar uma realidade, a Amazon tem colaborado estreitamente com as autoridades da Administração Federal de Aviação dos EUA. A autorização para fazer entregas via drones foi dada em agosto de 2020. Mas só agora está realmente realizando os primeiros testes com o público.
Além de ter que trabalhar diretamente com a Administração Federal de Aviação, a empresa também precisa colaborar com os oficiais de ambas as cidades. Natalie Banke, porta-voz da empresa, comentou sobre os objetivos da marca:
“Nosso objetivo é introduzir com segurança nossos drones nos céus. Estamos começando nessas comunidades e expandiremos gradualmente as entregas para mais clientes ao longo do tempo.”
As cidades escolhidas pela Amazon não são tão grandes. Uma delas, inclusive, é menor do que a maioria dos bairros de capitais brasileiras. Em Lockeford, por exemplo, há cerca de 4 mil habitantes. Já em College Station há um número um pouco maior de habitantes, chegando a 120 mil. Mesmo assim, é uma cidade muito menor até mesmo que regiões metropolitanas brasileiras.
É óbvio que a pequena quantidade de moradores vai facilitar o serviço Amazon Prime Air. É um cenário perfeito para realizar os primeiros testes. A empresa de Jeff Bezos avisará aos clientes sobre a disponibilidade do serviço. Depois que a compra for confirmada, um drone levará o pacote até o quinta da casa do cliente e descerá o suficiente para soltar o produto no chão.
Walmart largou na frente
Uma das principais concorrentes da Amazon no varejo, a Walmart, também já oferece entregas por drones. Pouco tempo antes do início das festas de fim de ano, a companhia anunciou o serviço DroneUp. Ele estará disponível para 11 lojas localizadas na cidade de Dallas, no Texas.
Para ter um produto entregue por drones, o cliente do Walmart paga uma taxa de US$ 3,99. Mais de 10 mil produtos podem ser entregues por drones. Os itens variam de bandejas de ovos até jogos e acessórios para games.
Nos próximos meses o Walmart pretende expandir a modalidade de entrega DroneUp para outros cinco estados americanos. Com isso, cerca de 4 milhões de casas poderão desfrutar do serviço.
Infelizmente, no Brasil, essa é uma realidade que ainda está bem distante de acontecer. A única empresa que eu lembro de estar pensando em algo do tipo é o iFood, que já recebeu até autorização da ANAC no começo deste ano.
Fonte: Fox40