Photoshop da Adobe agora pode gerar imagens via prompt como o Dall-E e MidJourney

Uma das funções mais utilizadas atualmente para a IA, principalmente generativa, é a geração de uma imagem a partir de um prompt de comando. E agora a Adobe anunciou que o Photoshop também já conta com essa opção.

A nova geração de imagens a partir de texto no Photoshop é alimentada pelo Firefly, e já tinha sido apresentada inicialmente em abril, mas estava em etapas de testes e de forma limitada. Agora, o recurso já está disponível para todos os usuários, oferecendo possibilidades criativas ilimitadas.

Leia também:

IA generativa está prejudicando a internet, afirmam pesquisadores do Google DeepMind
Gmail e Docs agora contam com IA generativa para te ajudar a escrever

Uma nova era para o Photoshop

Photoshop

Assim como tecnologias de modelos de linguagem de grande escala (LLMs) como Dall-E e Mid Journey, o Firefly permite que os usuários criem imagens do zero simplesmente digitando uma descrição na ferramenta de IA generativa atualizada do Photoshop.

Além de digitar uma descrição da imagem, também é possível escolher entre alguns estilos, como é o caso de anime, aquarela, esboço e até realista. O resultado é bem decente e variado, como era de se esperar. Isso porque embora as imagens possam apresentar detalhes estranhos ao olhar mais atento, a qualidade é suficiente para serem considerados utilizáveis.

E o melhor de tudo é que ela é feita já ali no Photoshop, então já dá para aproveitar para corrigir qualquer imperfeição com as ferramentas familiares do software.

Expansão das capacidades do Preenchimento Generativo

Photoshop

Antes desse lançamento, o Photoshop já contava com algumas ferramentas generativas para aprimorar o uso, como é o caso do recurso de Preenchimento Generativo. Nesse caso, entretanto, só era possível adicionar, estender ou remover algumas partes específicas de uma imagem já existente.

Agora, com a capacidade de criar imagens inteiras do zero, o processo criativo se tornou muito mais rápido e intuitivo. Erin Boyce, da Adobe, destacou em uma entrevista ao Engadget que “a ideia de trazer algo da sua mente para a tela nunca foi tão fácil”. Esse avanço realmente acelera o tempo de criação, tornando o Photoshop ainda mais indispensável para artistas e designers.

O modelo Firefly e a controvérsia com os artistas

O novo recurso é alimentado pelo modelo Firefly Image 3, o que trouxe à tona uma recente polêmica com a comunidade artística. Muitos criadores ficaram preocupados com a linguagem nos Termos de Serviço (ToS) da Adobe, interpretando que a empresa poderia usar livremente seus trabalhos para treinar seus modelos de IA generativa.

Em resposta, a Adobe reiterou seu “compromisso com a IA amigável para criadores”, prometendo nunca treinar seus modelos com conteúdo dos clientes sem permissão. Este compromisso faz parte dos princípios éticos de IA da Adobe, que incluem transparência e responsabilidade.

Novas funcionalidades para o Illustrator também

Além da geração de imagens, a Adobe introduziu várias outras melhorias. No Photoshop, a funcionalidade de “Melhoria de Detalhe” foi adicionada ao Preenchimento Generativo.

No Illustrator, novas ferramentas como o Preenchimento Generativo de Formas permitem adicionar vetores detalhados no estilo único de cada designer. Outros recursos incluem Texto Aprimorado para Padrão, que cria padrões vetoriais personalizados no estilo do artista, e Referência de Estilo.

Photoshop

Uma nova ferramenta de Mockup permite criar protótipos visuais de alta qualidade de arte em objetos como embalagens de produtos, além de melhorias nas capacidades de seleção e muito mais.

Fonte: engadget

Postado por
Redatora apaixonada por tecnologia, séries e jogos. Adoro explorar tendências tech, mergulhar no universo geek e transformar tudo isso em conteúdo que conecta e inspira!
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!