O Windows 11 acaba de ganhar novidades. A Microsoft já começou a liberar uma nova Build, a 22000.65 para o Canal Dev do programa Windows Insider onde os participantes ajudam a testar a nova versão do sistema operacional antes de ser liberada para o público.
Leia também:
Microsoft Office com design do Windows 11 entra em testes no Programa Insider
O Windows 11 não terá telas azuis da morte: ele mudará o azul para o preto
Essa nova build apresenta a caixa de pesquisa no novo Menu Iniciar e também algumas melhorias para o sistema, além de correções de bugs encontrados na barra de tarefas e reportados pelos desenvolvedores.
A Microsoft já tinha revelado a caixa de pesquisa quando anunciou o novo Windows, então ela não é exatamente uma novidade para o sistema. Só que antes ela não estava disponível para os usuários do Windows Insider e agora eles já podem testá-la. A caixa de pesquisa foi adicionada no intuito de facilitar a busca por documentos e aplicativos através do Menu Iniciar.
Outra novidade que chega com o Windows 11 é que a barra de tarefas também poderá ser exibida em vários monitores, ótimo para quem tem esse tipo de setup. Basta ir em Configurações, em seguida na opção Personalização e escolher a opção Barra de Tarefas para personalizar do seu jeito.
As caixas de diálogo que exibem alertas do sistema também ganham melhorias e poderá anunciar até mesmo quando a bateria do computador estiver acabando.
Nova prévia traz também patch de correções
Outro detalhe interessante dessa nova prévia do Windows 11 é que ela chega com o patch KB5004745, que conta com a correção para a vulnerabilidade conhecida como PrintNightmare, uma falha no spooler de impressão. Essa falha se tornou conhecida depois que pesquisadores acabaram soltando os códigos para explorá-la acreditando que ela já tinha sido corrigida pela Microsoft.
Porém, como já noticiamos aqui, o novo patch de correções ainda está incompleto e parece até mesmo ser ultrapassado para lidar com toda a segurança em relação a essa vulnerabilidade. Ele se mostrou eficaz para impedir o acesso remoto.
Outro bug que também ganhou correção na nova Build é o que impedia que o botão Mostrar a Área de Trabalho funcionasse na versão anterior. O bug que impedia de fechar aplicativos com a tecla ESC também foi corrigido, além de trazer um ajuste para a hora e a data que aparecem na barra de tarefas e que poderão ser exibidas no formato que o usuário desejar.