Neto do fundador da Samsung se torna presidente executivo diante de resultados decepcionantes

A Samsung oficializou sua liderança em um anúncio que aconteceu hoje (27), revelando que o novo presidente executivo da empresa agora é Lee Jae-young, o neto do fundador da marca, Lee Byung-chull. Jae-young também é filho de Lee Kun-hee, que também atuou como comandante da empresa até precisar se afastar por causa de problemas de saúde.

Essa oficialização da liderança acontece também em um momento crucial da empresa, já que a Samsung também anunciou os resultados do último trimestre e eles não foram nada animadores.

Leia também:

Samsung anuncia cronograma de atualizações da One UI 5 com Android 13
Samsung está desenvolvendo um anel inteligente que pode ser lançado em breve

Nomeação de Lee Jae-young pode não ter efeito a curto prazo

Samsung

Lee Jae-young já tinha seu cargo de vice-presidente da Samsung Eletronics, e sabe muito bem sobre a situação, confirmando que a empresa está em um momento importante da sua história e que precisa reagir para virar o jogo.

“Sem dúvida, estamos em um momento crucial. Agora é a hora de planejar nosso próximo passo. Agora é a hora de agir, ser ousado e inabalável em nosso foco.”

O relatório revelado pela empresa durante o anúncio mostrou que a Samsung teve um lucro 25% menor quando comparado ao último trimestre analisado, e isso acontece porque a busca por diversos tipos de produtos está caindo bastante nesse período. Entre os produtos estão os semicondutores, os smartphones e até mesmo as TVs da empresa.

O futuro ainda é incerto, porém alguns analistas já previram que essa demanda não vai aumentar até o segundo semestre do ano que vem, ou seja, de 2023. Em meio ao anúncio do novo presidente executivo, eles comunicaram que “o quadro executivo citou o ambiente incerto para negócios no mercado global, que exige uma responsabilidade mais forte e estabilidade na aprovação da recomendação”.

Porém, a nova nomeação não é exatamente uma surpresa e nem muda tanta coisa assim. Muita gente não sabe, mas a verdade é que Lee Jae-yong já respondia praticamente como um presidente executivo da empresa desde que o seu pai teve um ataque cardíaco em 2014 que o deixou em coma por 6 anos até sua morte, que aconteceu em outubro de 2020.

Dessa forma, o anúncio chega apenas para formalizar a posição do executivo, mas na prática não vai mudar muita coisa a curto prazo. Mas agora, com o título oficial, Lee Jae-young terá mais liberdade para tomar decisões mais importantes para a empresa, o que poderá sim revelar algumas mudanças a longo prazo.

Novo presidente da Samsung tem histórico com prisões

Samsung

Mais do que uma surpresa com o anúncio, o que mais vem chamando a atenção é o histórico de Lee Jae-young, já que ele já foi preso duas vezes e esteve envolvido com acusações de corrupção, o que não é uma boa notícia.

A sua primeira prisão aconteceu em 2017, quando ele foi acusado de se envolver em um escândalo relacionado a propinas e tráfico de influência. Com a redução da sentença, Lee Jae-young passou apenas 1 ano na prisão.

Já a segunda prisão aconteceu recentemente, em 2021, quando o caso voltou para o Supremo Tribunal de Seoul e ele foi condenado a mais 2 anos e 6 meses. Porém, em agosto desse ano ele conseguiu um perdão presidencial já que é líder da Samsung, que é considerada de grande importância para a economia local.

E esse perdão não foi inédito, o próprio pai de Jae-young também já recebeu um perdão presidencial pelo mesmo motivo quando foi condenado por corrupção e sonegação de impostos tanto em 1996 quanto em 2008.

Fonte: The Verge

Postado por
Redatora apaixonada por tecnologia, séries e jogos. Adoro explorar tendências tech, mergulhar no universo geek e transformar tudo isso em conteúdo que conecta e inspira!
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Img de rastreio
Localize algo no site!