Essa é uma prática bem comum. Dividir a assinatura da Netflix entre 3 ou 4 pessoas para baratear os custos. Mas pode ser que essa “facilidade” de compartilhar a senha com o coleguinha esteja com os dias contados.
Nesta semana vários usuários se surpreenderam ao verem que a Netflix estava pedindo um código para liberar o acesso ao serviço. Esse código é enviado para o celular do dono da conta e serve para validar a autenticidade do uso. Além disso, a Netflix ainda recomenda nessa tela de validação, que os usuários deveriam entrar em suas próprias contas.
Leia também
07 curiosidades sobre a Netflix que você precisa conhecer
Como saber tudo o que você já assistiu na Netflix
Parece que finalmente a empresa fundada por Reed Hastings irá começar a colocar em prática os seus Termos de Uso. Pelo menos no que tange o compartilhamento de senhas. Veja um trecho:
“O serviço Netflix e qualquer conteúdo visualizado por meio de nosso serviço são para seu uso pessoal e não comercial apenas e não podem ser compartilhados com pessoas fora de sua casa. Durante sua associação à Netflix, concedemos a você um direito limitado, não exclusivo e intransferível de acessar o serviço Netflix e visualizar o conteúdo Netflix por meio do serviço. Exceto pelo acima exposto, nenhum direito, título ou interesse será transferido para você. Você concorda em não usar o serviço para apresentações públicas.”
Como podemos ver claramente, a Netflix proíbe o compartilhamento de senha. Para você ter uma ideia, o serviço de streaming ainda é o maior do mundo, com mais de 200 milhões de assinantes no mundo todo. Imagine quantas pessoas compartilham suas senhas. Querendo ou não, são possíveis assinantes individuais que poderiam aumentar a receita da empresa.
Com o aparecimento crescente de novos concorrentes de peso, tais como Disney+, Amazon Prime Video, Globoplay e outros, pode ser que a Netflix queira aumentar a sua base de assinantes e, consequentemente, a sua receita.
Felizmente, a Netflix esclareceu à CNBC que essa verificação adicional faz parte de um programa de testes que a empresa realiza com constância. Todos os anos o serviço faz vários testes de novas funções. A maioria é rejeitada, mas algumas acabam sendo aprovadas e chegando ao público final.
Esse teste, em específico, foi pensado para garantir que as pessoas que usam as contas da Netflix realmente tenham autorização para fazer isso. E faz sentido. Se você usar a conta de um amigo, por exemplo, é muito fácil pedir o código que chegou ao celular dele e assim aceder à conta. Vamos ver como isso se desenrola nos próximos meses.
Fonte: CNBC