Loucura para uns, negócio para outros: o mercado de bonecas sexuais e a revolução causada pela IA

WMDolls, principal empresa desse segmento, projeta um salto de 30% nas vendas em 2025, graças à adoção de modelos de IA que melhoram a experiência dos usuários com suas bonecas.

Nelson Rodrigues dizia que dinheiro compra até amor verdadeiro. Com a ascensão da IA, algumas empresas estão enfatizando que até as mais variadas formas de prazer sexual também poderão ser compradas, com uma bela pitada distópica, já que não estamos falando de “meninas do job” humanas, e sim de bonecas sexuais.

O novo padrão: esqueça as bonecas infláveis

Esqueça as já jurássicas bonecas infláveis. O que manda agora são os bonecas mais tecnológicas, em alguns casos até mesmo robôs humanoides, equipados com LLM, garantindo uma interação similar à que temos com um chatbot poderoso como o ChatGPT.

Como enfatizado no título, isso pode ser loucura para muitos, mas é um grande negócio, com potencial de crescimento gigantesco. Uma das empresas que se destacam nesse universo peculiar é a WMDoll, que já projeta um salto de 30% nas vendas em 2025, graças à adoção de modelos de IA que melhoram a experiência dos usuários com suas bonecas.

A evolução das bonecas sexuais

A chinesa WMDoll vem aplicando IA em suas bonecas desde 2018, mas de maneira bastante limitada, permitindo apenas respostas afirmativas ou negativas. O panorama agora é outro: estamos em um estágio completamente diferente na interação entre homem e máquina. É justamente nesse ponto que a companhia aposta para atrair a atenção dos interessados nesse tipo de produto.

Em determinadas regiões, a busca por bonecas sexuais cada vez mais avançadas é uma realidade há muito tempo. Se você pensou em China e Japão, acertou em cheio. Há alguns anos, viralizou na internet o caso de um homem chamado Li Chen, residente da província chinesa de Guizhou.

1366 2000 1

Ele adquiriu sua primeira boneca sexual em 2014 com o objetivo de se livrar da solidão e gostou tanto da ideia que montou uma “família” de bonecas, acumulando mais de sete modelos.

Mercado global

 

Mas não pense que esse mercado é algo totalmente localizado na China ou no Japão. É bem diferente do que aparenta. Liu Xiangxia, fundador da WMDoll, diz que 80% das bonecas sexuais da empresa são exportadas para fora da China.

Num segundo estágio, o que representa um custo final mais elevado, a associação dos robôs humanoides para esse segmento também pode ampliar consideravelmente as possibilidades. Os robôs humanoides já são apontados em algumas projeções de mercado como a grande revolução tecnológica. A NVIDIA, peça fundamental em toda a revolução em torno da IA que estamos vendo atualmente, segue nessa mesma linha de pensamento. E claro que esses robôs também podem passar por adaptações visando determinados mercados, como o sexo e uma relação mais parecida com a interação entre humanos.

 

Um exemplo de robô humanoide abaixo da Realbotix, que muitos estão chamando de “namorada do futuro”. O robô custa US$ 175 mil e promete interações pessoais avançadas graças a  inteligência artificial.

Os modelos mais recentes de bonecas sexuais podem agradar os taradões de plantão, já replicam características físicas dos humanos. Para chamar a atenção, alguns anúncios de bonecas chegam a enfatizar como característica “vagina macia”.

Com a IA, a evolução gira em torno do modo contextual dessa interação, já que o robô consegue continuar uma conversa iniciada alguns dias antes com o usuário – tentando replicar a memória de uma interação com um humano real, e o comprador da boneca ainda pode escolher entre várias “personalidades” diferentes, garantindo ao robô diversas maneiras de comportamento.

Em termos de aplicação desses grandes modelos de linguagem, marcas como a WMDoll apostam nas LLMs de código aberto, como os modelos Llama AI da Meta Platforms. Por ser open-source , as mentes criativas têm mais liberdade para modificar a adaptar aquela solução para um determinado segmento, como o uso em bonecas sexuais.

Atualmente, o grande destaque da WMDoll em termos de bonecas sexuais é a linha MetaBox, que incorpora LLM. Em termos de preço, ultrapassa a casa dos US$ 2 mil. E o usuário também precisa pelo uso de tokens após o primeiro ano de uso. Uma maneira de custear todo o processamento de dados da IA generativa integrada nas bonecas.

Gj 8v8QbIAAZlmc

A empresa garante que todos os dados são armazenados localmente e que eles não tem acesso. Será?

Quem também está ávido por esse mercado é a também chinesa Starpery Technology, que desenvolve seus próprios LLMs para suas bonecas, prometendo conexões mais significativas.

“Os desafios tecnológicos permanecem, especialmente para alcançar uma interação humana realista. Embora pareça fácil implementar um diálogo simples, criar respostas interativas requer o desenvolvimento de um modelo complexo por empresas de desenvolvimento especializadas”, afirma Evan Li, CEO da empresa.

90
Você compraria uma boneca dessa?
Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br/GameVicio Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!