A ByteDance, a gigante chinesa da tecnologia conhecida por sua popular plataforma TikTok e pelo editor de vídeos CapCut, deu mais um passo significativo no mundo da inteligência artificial com o lançamento do Jimeng AI.
Este novo modelo de texto-para-vídeo está atualmente disponível apenas na China e tem como objetivo rivalizar com futuras inovações semelhantes, como o Sora, da OpenAI. Saiba mais detalhes!
Leia também:
Meta 3D Gen: nova IA da Meta gera imagens 3D a partir de texto
Novo protótipo de IA da Adobe cria música a partir de texto e permite edição
O que é Jimeng AI?
Desenvolvido pela Faceu Technology, uma subsidiária da ByteDance, o Jimeng AI é um modelo avançado de inteligência artificial que transforma entradas de texto em vídeos curtos e realistas.
A Faceu Technology é a mesma empresa por trás do aplicativo CapCut, que já conquistou usuários em todo o mundo com suas funcionalidades de edição de vídeo intuitivas e poderosas.
A ideia por trás do Jimeng AI é oferecer uma plataforma de criação de conteúdo completa, permitindo que usuários gerem vídeos a partir de texto ou imagens, algo que vem se tornando cada vez mais popular.
A tecnologia oferece controle sobre o movimento da câmera e os quadros iniciais e finais, recursos que já são padrão entre os geradores modernos de vídeo com IA. Um dos principais focos da Faceu foi garantir que o modelo compreenda e siga com precisão comandos de texto em chinês, convertendo ideias abstratas em obras visuais impressionantes. Ou seja, é possível enviar duas imagens, uma de início e uma de final do vídeo, e a ferramenta faz o preenchimento entre elas.
Tecnologia vai chegar ao TikTok?
Atualmente, o Jimeng AI está disponível apenas para usuários na China e requer um login com uma conta do Douyin, a versão chinesa do TikTok. Essa restrição geográfica acaba trazendo algumas dúvidas sobre o futuro do Jimeng AI em outras regiões do mundo.
Caso venha a ser lançado internacionalmente, é provável que o acesso esteja vinculado ao TikTok ou ao CapCut, aplicativos de renome global também pertencentes à ByteDance. Há também a possibilidade de que o Jimeng AI seja eventualmente integrado diretamente ao CapCut, ampliando ainda mais suas capacidades de edição de vídeo.
Por enquanto ainda é difícil saber se ela vai chegar como ferramenta nativa do TikTok. Porém, caso não chegue, como o CapCut é da mesma empresa e já oferece uma boa integração com o aplicativo de vídeos curtos, será fácil criar um vídeo em um e postar no outro.
Comparações e concorrência no mercado de IA
A ByteDance não é a única empresa a investir em tecnologia de vídeo com inteligência artificial. A Kuaishou, outra gigante chinesa do setor de vídeo, recentemente disponibilizou sua tecnologia Kling AI fora da China. A Kling AI é conhecida por sua qualidade de movimento impressionante e realismo em vídeos, destacando-se como uma das ferramentas de IA favoritas de muitos criadores de conteúdo.
Ao comparar o Jimeng AI com outros modelos de IA, ele se aproxima mais do Runway Gen-2 ou Pika Labs do que de opções como Sora, Gen-3 ou Kling. As amostras de vídeo disponíveis indicam que o movimento nos vídeos gerados pode parecer um pouco borrado ou tremido, com uma estética mais cômica do que realista, mas isso provavelmente se deve ao fato de ser uma ferramenta ainda nova e que receberá melhorias.
Outro ponto de comparação importante é a duração dos clipes gerados. Enquanto o Kling começa com clipes de 5 segundos, o Runway oferece 10 segundos e o Sora, supostamente, 15 segundos. Não se sabe ainda quanto tempo dura cada clipe gerado pelo Jimeng AI, nem se há possibilidade de estendê-los, pois o acesso ainda é restrito ao território chinês.
Vale ressaltar que o foco do Jimeng AI e sua ligação com o Douyin e o CapCut o colocam muito mais parecido com aplicativos como o Captions App ou o Diffuse do que com ferramentas mais avançadas como o Dream Machine. Isso porque ele tem um conteúdo destinado principalmente para vídeos que serão postados em redes sociais, e não produções cinematográficas de maior escala.
Fonte: Tomsguide