Finalmente o Instagram começou a testar a função para agendar posts na plataforma. Esta é uma das funções mais pedidas e aguardadas pelos usuários. Uma pequena parcela de usuários recebeu a opção de agendar a publicação de fotos e vídeos em outro momento. Isso dispensa totalmente a necessidade de se usar ferramentas externas para essa tarefa.
Leia também
Como gravar vídeos no Instagram sem precisar ficar segurando o botão
Instagram: como colocar um perfil nos favoritos
Testes foram confirmados pelo Instagram
A informação foi revelada inicialmente pelo consultor de redes sociais Matt Navarra, por meio do seu perfil no Twitter. Ele postou uma captura de tela onde podemos ver a opção para escolher uma data de postagem. Assim, na hora de postar a imagem ou o vídeo, o usuário poderá escolher uma data e uma hora no futuro para que o conteúdo seja efetivamente publicado.
Posteriormente, o próprio Instagram confirmou ao Mashable que está, de fato, fazendo testes com o recurso. No entanto, apenas uma pequena parcela de usuários foi escolhida para experimentar o recurso. A empresa ainda deixou no ar que há grandes chances da função ser disponibilizada para mais pessoas nas próximas semanas.
Importante lembrar que a ferramenta de agendamento de posts dentro do próprio Instagram já vem sendo desenvolvida há algum tempo. Em agosto nós publicamos aqui que o desenvolvedor Alessandro Paluzzi havia encontrado vestígios dessa funcionalidade dentro do aplicativo. No entanto, na época, a função ainda não estava liberada para ninguém.
Como vai funcionar o agendamento de posts no Instagram
Ainda não há muitos detalhes sobre como o novo recurso do Instagram funcionará. Mas creio que não há muito segredo. O usuário do Twitter cujo perfil é @WFBrother disse que a função para agendar postagens fica na seção “Configurações avançadas”. Ela é acessada na tela de postagem, ou seja, um passo antes de você publicar a foto ou o vídeo.
Em tradução livre, a função se chama “Agendar esta publicação”. Ao selecionar esta opção, o Instagram mostrará uma espécie de roleta, onde o usuário escolherá a data e a hora que o conteúdo deverá ser publicado. O aplicativo vai se basear no fuso horário definido nas configurações do sistema.
Infelizmente, ainda não há nenhuma previsão de quando o recurso será liberado oficialmente para todos os usuários.
Fontes: Matt Navarra (Twitter) e Mashable